Porto Alegre apresentará Plano de Superação da Situação de Rua

A prefeitura de Porto Alegre vai apresentar no dia 3 de maio, o Plano Municipal de Superação da Situação de Rua, que foi elaborado pela SMS (Secretaria Municipal da Saúde) e SMDSE (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte) por meio da Fasc (Fundação de Assistência Social e Cidadania), em articulação com diversas secretarias e órgãos municipais. A complexidade do problema social, que afeta as grandes cidades do Brasil e do mundo, está nos vários fatores que levam as pessoas para a situação de rua, que exigem uma abordagem multifacetada.

De acordo com o grupo de trabalho da administração municipal, apenas 5% dos moradores de rua da Capital estão na rua por opção e 50% deles moram há mais de cinco anos em locais públicos. Entre os motivos, 50% possuem problemas com o uso de drogas, 45% perderam os vínculos familiares e 5% possuem problemas graves de saúde mental.

Por isso, o problema que possui diversas causas, precisa de múltiplas intervenções. As estratégias que compõem o projeto envolvem, além da SMS e SMDSE, as secretarias municipais de Serviços Urbanos, Infraestrutura e Mobilidade, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Cultura, Segurança, Procuradoria-Geral do Município, Departamento Municipal de Habitação, Departamento Municipal de Limpeza Urbana, Empresa Pública de Transporte e Circulação e Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre.

Comentários