Porto Alegre entra em período de muito calor com chance de temporais

Fim de semana terá nebulosidade variável, com momentos de abertura (Foto: Brayan Martins/PMPA)

Porto Alegre entra em uma sequência de dias com calor intenso, alta umidade e chuvas frequentes, com chance de temporais. O ar quente passa a ser úmido e, consequentemente, mais instável, criando condição para a formação de nuvens carregadas, que podem ocasionar tempo severo com ventos e até granizo. Destacam-se o domingo (25) e a segunda-feira (26) como os dias mais propensos a este cenário.

O fim de semana terá nebulosidade variável com alguns momentos de abertura e chance de tempo severo até a segunda-feira. Segundo o Metroclima, os próximos dias serão quentes e úmidos, com temperaturas máximas próximas dos 33ºC, situação que instabiliza a atmosfera e cria risco de temporais de curta duração e até queda de granizo.

Em dias de calor intenso, o Ceic (Comando da Cidade de Porto Alegre) orienta que as pessoas mantenham-se hidratadas e evitem permanecer muito tempo expostas ao sol. Nas situações de tempos severos, evitem sair às ruas em casos de alagamento, principalmente se houverem raios.

Confira a previsão para os próximos dias

Sábado (24): véspera de Natal. Aumento de nebulosidade com muitas nuvens e períodos de chuva no decorrer do dia. Não se pode afastar o risco de chuva forte ou ocasional temporal com a instabilidade atmosférica acentuada e o ar muito quente sobre o Estado. Apesar da provável chuva, podem ocorrer intervalos de melhoria com aberturas. Mínimas em torno de 22ºC a 23ºC e máximas de 28ºC a 30ºC.

Domingo (25): Natal. O sol chega a aparecer com nuvens, mas o forte calor pode trazer chuva da tarde para a noite, ocasionalmente forte e com risco de temporal passageiro de verão pelo intenso calor. Mínimas ao redor de 22ºC e máximas de 34ºC a 36ºC.

Segunda-feira (26): escaldante. Dia de sol e nuvens com extremo calor. Devido ao aquecimento muito intenso, é provável que ocorra chuva na segunda metade do dia, especialmente no fim da tarde ou à noite, e o ambiente estará propício à chuva forte ou temporal. Por conta da atmosfera muito aquecida e altas taxas de instabilidade, não se pode descartar temporal forte localizado na região. Mínimas de 23ºC a 25ºC e máximas de 36ºC a 38ºC, talvez até superiores em alguns pontos.

Comentários

Comentários

825 Comentários