Porto Alegre imuniza mais de 3,5 mil pessoas contra febre amarela

Mais de 100 salas estão abertas na rede municipal para imunizar a população. (Foto: Cristine Rochol/PMPA)

Em janeiro, 3.685 doses da vacina contra febre amarela foram aplicadas na rede municipal de saúde, conforme os registros no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações. Em todo o mês de janeiro de 2016, foram administradas 899 doses de vacina contra a febre amarela. Os números deste ano são parciais.

Mesmo com o aumento da procura pela vacinação contra a febre amarela, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Imunizações da CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde), está mantendo a reposição das doses solicitadas. Mais de 100 salas de vacina estão abertas na rede municipal para imunizar a população, de acordo com o esquema vacinal.

A coordenadora do CGVS, Raquel Cristine Barcella, destaca ainda que para o mês de fevereiro foi solicitado um quantitativo 50% superior ao habitual de doses para o Centro Estadual de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (CEVS/SES). Raquel explica que a destinação depende da SES, a partir do recebimento do imunobiológico destinado pelo Ministério da Saúde. Até o momento, não há registro de problemas no abastecimento da vacina contra a febre amarela no País.

Em 11 de janeiro, o CEVS/SES emitiu Alerta Epidemiológico sobre a febre amarela. Entre as recomendações do documento, está a atualização da situação vacinal da população sem vacina ou com o esquema incompleto, além de vacinação de viajantes para áreas de recomendação de vacinação e/ou circulação do vírus amarílico conforme indicação do Ministério da Saúde. Esta vacinação deve ser realizada no período não inferior a 10 dias da sua viagem.

Desde 2010, a Capital é área com recomendação da vacina. Durante todo o ano de 2016, foram aplicadas 36.024 doses da vacina na população de Porto Alegre.

Comentários

860 Comentários