Porto Alegre terá atividades de conscientização sobre saúde pulmonar

A segunda edição da campanha RespirAção chega na Capital neste final de semana, com foco na saúde pulmonar. As atividades acontecem neste sábado (12) e domingo (13) e serão gratuitas, com uma simbólica ‘doação de ar’, para encher um pulmão inflável gigante, no Parque Marinha do Brasil.

Um dos objetivos é alertar para a necessidade de fazer um diagnóstico preciso e precoce das doenças respiratórias. A falta de ar é um dos principais sintomas de doenças crônicas, como a Doença Pulmonar Respiratória Crônica (DPOC), conhecida como enfisema pulmonar ou bronquite crônica, com alta prevalência na população brasileira, e a Fibrose Pulmonar Idiopática (FPI), considerada rara e que acomete principalmente pessoas com mais de 60 anos.

O circuito conta com bicicletas estacionárias, conectadas a um gerador, que os participantes poderão pedalar e, ao mesmo tempo, colaborar, simbolicamente, “doando ar” para encher um pulmão inflável de quatro metros de altura instalado no local da ação. Atividades como yoga, pilates e alongamentos serão acompanhados por profissionais especializados e estarão disponíveis ao longo do dia.

No sábado, das 10h às 15h, será oferecido um teste gratuito de espirometria, que proporciona o registro de vários volumes e dos fluxos de ar. As atividades vão das 9h às 17h. O projeto chega na Capital após passar pelo Parque do Ibirapuera, em São Paulo, em 14 e 15 de setembro, quando atraiu em torno de 2,5 mil pessoas que ‘doaram’ mais de 38 mil litros de ar.

Comentários