Prefeitura de Porto Alegre estuda reativação de cem leitos de UTI para tratamento do coronavírus

Medida busca garantir atenção completa para casos complexos que possam ocorrer após o período das festas de fim de ano. (Foto: Maria Ana Krack/PMPA)

O secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, anunciou nesta quarta-feira (06) a possibilidade de reativação de mais de cem leitos de UTI para atendimento de casos de Covid-19 em Porto Alegre.

A medida ocorre após reunião com representantes da Secretaria Estadual de Saúde, realizada nessa terça-feira (05). Segundo Sparta, a medida visa a garantir atenção completa para casos complexos que possam ocorrer após o período das festas de fim de ano.

“Nestes dois dias, analisamos todas as informações disponíveis e realizamos reuniões com representantes de hospitais para avaliar a possibilidade de ativação destes leitos no curto prazo”, afirmou Sparta. Devem ser reabilitados leitos hospitalares que haviam sido direcionados para atendimento de outras enfermidades no período em que a taxa de ocupação de UTIs por coronavírus esteve em menor nível.

Sparta declarou que todos os esforços estão sendo direcionados para que a rede de saúde do município esteja preparada se houver qualquer aumento no número de casos. Observa, no entanto, que a secretaria segue acompanhando os dados e, nos últimos dias, a tendência foi de queda.

Na manhã desta quarta-feira, o dados de monitoramento de UTIs de Porto Alegre, uma ferramenta de gerenciamento de informações, aponta 283 pacientes confirmados com coronavírus ocupando leitos de UTI. O número é o menor dos últimos 30 dias.

Comentários