Prefeitura e Assembleia unem-se para revitalizar Praça da Matriz

Marchezan (C) e Gustavo Paim (D) receberam Edegar Pretto (E), presidente do Legislativo. (Foto: Cesar Lopes/PMPA)

Tornar a Praça da Matriz novamente um local agradável, limpo e ponto de encontro no Centro Histórico da Capital é o objetivo do grupo de trabalho que será formado pela prefeitura de Porto Alegre e a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul para revitalizar o local.
A ideia é buscar apoio da iniciativa privada para qualificar a iluminação, garantir a limpeza e a segurança. Nos próximos meses, duas obras previstas também devem dar uma nova cara ao espaço público.
O prefeito Nelson Marchezan Júnior e o vice Gustavo Paim receberam nesta quinta-feira(9) o presidente do Poder Legislativo estadual, Edegar Pretto, a primeira vice, Liziane Bayer, e o segundo vice, Frederico Antunes, para tratar do assunto. Os deputados mostraram fotos das condições da praça, ocupada por pessoas em situação de rua e dependentes químicos, e que durante a noite fica escura devido ao vandalismo e roubo de lâmpadas e luminárias. A varrição e coleta do lixo são realizadas diariamente pelo DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana). Porém a sujeira toma conta do espaço justamente devido à ocupação e falta de consciência de parte da população.
O grupo quer buscar uma solução para o problema das pessoas em situação de rua. A ideia é, em parceria com o judiciário e instituições de assistência social, avaliar cada caso para dar o atendimento adequado a esses moradores. Para qualificar o local, uma das alternativas é firmar parcerias para garantir a manutenção do espaço.
Obras
A restauração do monumento a Júlio de Castilhos, deve começar ainda neste mês e depende apenas de algumas questões burocráticas. Os recursos são do PAC Cidades Históricas e já foram liberados. Nos próximos meses devem começar as obras de revitalização da Praça da Matriz, também pelo programa do governo federal.

Comentários

Comentários

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.