Prefeitura testa tecnologia de reconhecimento facial em ônibus

ntra em operação quatro novas linhas de ônibus na Capital 
Linha T12A – Restinga Puc (Foto: João Paulo Magalhaes/Divulgação PMPA)

Com objetivo de evitar fraudes – que acabam impactando no custo da tarifa – e melhorar a segurança dos usuários do transporte público da Capital, a prefeitura inicia, nesta semana, testes com a tecnologia de reconhecimento facial em quatro ônibus da linha T1 da Carris. O projeto-piloto será realizado por um período de 60 dias.

Nos ônibus, a câmera, posicionada próximo ao validador, vai registrar fotos do passageiro cada vez que o cartão que dá desconto na passagem for usado. As imagens serão enviadas para um servidor da Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP) e um programa de reconhecimento facial vai comparar com a foto do titular do cartão, previamente cadastrada. Durante o piloto, as imagens servirão apenas para análise, e os cartões dos usuários não serão bloqueados.

“Com o reconhecimento facial iremos coibir as fraudes no transporte coletivo de Porto Alegre, vamos avançar na segurança e usar a tecnologia a favor do interesse público. Na mobilidade urbana já demos importantes passos: assumimos a gestão da bilhetagem eletrônica e estamos testando GPS em linhas da Carris”, destacou o prefeito Nelson Marchezan Júnior.

Conforme o diretor técnico da Procempa, Michel Costa, os testes irão avaliar o impacto das fraudes no que se refere ao valor da tarifa do transporte público. “Essa medida serve para coibir abusos e irregularidades que acabam refletindo na tarifa do transporte público. Porque as fraudes prejudicam o usuário do transporte que paga a tarifa”, afirmou.

A medida dá sequência ao Plano de Modernização, Transparência e Gestão do Transporte Público no Município. Outras tecnologias já estão sendo testadas na área de mobilidade urbana, como o sistema GPS em ônibus da Carris e o pagamento de passagens por cartão de crédito ou débito e pré-pago de ônibus e lotação.

The post Prefeitura testa tecnologia de reconhecimento facial em ônibus appeared first on O Sul.

Comentários

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.