Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental chega à 4ª edição

João Batista de Melo Filho, presidente da ARI, apoiadora da iniciativa.

Nesta terça-feira, o Jardim Lutzenberger, na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre, recebeu o lançamento da 4ª edição do Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental. O evento teve início às 10h.

O Prêmio, uma parceria entre a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária Ambiental – Seção RS (ABES-RS), Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e Braskem,  busca reverenciar matérias que destaquem boas iniciativas em prol da preservação ambiental, publicadas em veículos de comunicação no Rio Grande do Sul.

São 6 categorias (impensa, foto, rádio, web, televisão e prêmio Braskem de jornalismo universitário). As inscrições já estão abertas pelo site www.premiojornalismoambiental.com.br e se estendem até o dia 17 de julho.

A abertura do evento foi marcada pela apresentação do case Ecobarreiras, pelo seu criador e diretor da empresa Safeweb,  Luiz Carlos Zancanella Júnior. A iniciativa  visa a arrreadação de dejetos colocados no dilúvio e recolhidos no trecho próximo à Borges de Medeiros. O material é ensacado e posteriormente recolhido pelo DMLU.  Em pouco mais de um ano,   cerca de 170 toneladas de lixo foram retiradas do local e o projeto é autônomo, sem recursos públicos.

Elogiado e aplaudido, o Ecobarreiras reitera a proposta do Prêmio  Lutzenberger de Jornalismo. Segundo o presidente da ABES-RS, Alexandre Bugin , “o Prêmio é um evento consolidado, é uma obrigação nossa no sentido de promover e levar informação técnica à sociedade, com o objetivo final de sensibilizar e conscientizar sbre a questão da sustentabilidade na nossa sociedade”.

Já o presidente da ARI, João Batista de Melo Filho,  enfatizou que esta parceria da entidade com a premiação é a demonstração mais clara das intenções,  referendadas inclusive  através da apresentação do case Ecobarreiras, que atesta “uma declaração de envolvimento” com a questão da sustentabilidade.  Para ele, é importante a busca de uma melhor qualidade de vida para todos. “Queremos o  cenário do verde, do sinal aberto para avançar e o verde que todos nós queremos contemplar”.

No encerramento do evento, também falou o diretor de relações institucionais da Braskem, João Rui Teixeira. “O objetivo do Prêmio é trazer resultados através da mobilização de pessoas”. Representando o governador José Ivo Sartori, marcou presença no evento a  secretária adjunta do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Maria Patrícia Mollmman.

The post Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental chega à 4ª edição appeared first on O Sul.

Comentários

Comentários

18 Comentários

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.