Primeira fase da campanha de vacinação contra o sarampo termina nesta sexta


Foram vacinadas 4.831 crianças em Porto Alegre entre os dias 7 e 24 de outubro. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A primeira fase da campanha nacional de vacinação contra o sarampo, que tem como público-alvo crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, termina nesta sexta-feira (25) em todo o Brasil.

Dados parciais do Núcleo de Imunizações da SMS (Secretaria Municipal de Saúde) de Porto Alegre indicam que foram vacinadas 4.831 crianças na Capital entre os dias 7 e 24 de outubro. A cobertura vacinal parcial é de 79%.

“A campanha objetiva atualização da caderneta de vacinação e aumento da cobertura vacinal da vacina tríplice viral no País, em função da situação epidemiológica do sarampo no Brasil, com confirmação de mais de oito mil casos”, explicou o médico da Vigilância em Saúde da SMS, Juarez Cunha. Em Porto Alegre, foram confirmados até o momento nove casos da doença. Outros 11 seguem em investigação.

Todas as unidades de saúde mantêm estoque da vacina para atendimento ao público na cidade. O horário de atendimento é das 8h às 17h, com exceção de cinco serviços, que têm horário estendido: Clínica de Família da Restinga, das 8h às 20h, e US São Carlos, Modelo, Tristeza e Ramos, que atendem das 8h às 22h.

Segunda fase

A segunda fase da campanha de vacinação contra o sarampo, com data de início prevista para 18 de novembro, imunizará adultos de 20 a 29 anos que não estão com a carteira de vacinação em dia.

Comentários