Procon orienta sobre compras no Liquida Porto Alegre

Período de liquidações na Capital iniciou nesta quinta e se estende até 26 de fevereiro. (Foto: Reprodução)

Começou nesta quinta-feira (16), a 21ª edição do Liquida Porto Alegre, tradicional evento que promoverá até 26 de fevereiro grandes descontos que podem chegar a 70% nos preços de produtos e serviços. O Procon Porto Alegre orienta os consumidores com dicas de como usufruir da melhor compra na loja física ou na internet.

De acordo com o diretora executiva do Procon municipal, Sophia Martini Vial, primeiramente o consumidor deve realizar uma pesquisa prévia de preços, já que observa-se muitas vezes grande diferença de valores de mercadorias de uma loja para outra.

Sophia enfatiza que o consumidor deve exigir na hora da compra a nota fiscal pois é o documento que garante o direito da troca do produto ou reparo do serviço adquirido.

O Procon recomenda, ainda, fazer o teste de funcionamento do produto na loja para constatar se está em perfeitas condições de uso. Se a mercadoria for entregue a domicílio, é necessário inspecioná-la, conferindo a voltagem do aparelho.

Direito de arrependimento

Quando o consumidor realiza compras  fora da loja física do fornecedor utilizando a internet, Correios, telefone ou catálogo, o cliente tem direito de desistir da compra efetuada até sete dias após a entrega da mercadoria, podendo receber o valor gasto, mesmo que o produto não apresente defeito. Já no caso das trocas de produtos o Procon salienta que  a loja não é obrigada a trocar mercadorias que não apresentem falhas.  O consumidor deve previamente ficar ciente se o fornecedor aceita promover a troca do produto sem defeito.

Nas compras pela internet, o Procon orienta os consumidores que consultem antes de efetuar a compra na página do Procon o banner “Procon alerta: evite estes sites“, para atestar a idoneidade do fornecedor. “O consumidor deve verificar na hora da compra se no site estão presentes informações como CNPJ, endereço físico e telefone da empresa; o consumidor pode ainda verificar se o CNPJ que consta no site corresponde ao cadastrado na Receita Federal”, destaca Sophia Vial.

Reclamações

No site www.proconpoa.rs.gov.br os internautas podem fazer  download da legislação consumerista e efetuar reclamações por meio do  banner do Atendimento Eletrônico ou por meio do Procon App disponível gratuitamente na web para sistemas Android e iOS. O horário de funcionamento presencial vai das 10h às 16h, na sede do Procon na rua dos Andradas, 686. Diariamente, 70 fichas são distribuídas para o atendimento ao público. O Procon Porto Alegre é um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Comentários

36 Comentários

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.