Procon orienta sobre nono dígito na linha de telefone celular a partir de domingo

Telefonia celular terá a inclusão do dígito nove na frente do número da linha  (foto: Betina Carcuchinski/PMPA)

A partir do próximo domingo (6), os números dos telefones celulares do Rio Grande do Sul passam a contar com nove dígitos. Trata-se da inclusão do dígito nove na frente do número da linha. A medida já foi adotada em outros estados, sendo o Rio Grande do Sul o último a ser contemplado com a mudança. A alteração começou por São Paulo em 2012 com o DDD 11.

O objetivo principal da alteração é oferecer maior base de números aos consumidores por meio do aumento da combinação resultante da inclusão de mais um dígito.

Período de adaptação – A partir do dia 6 até o dia 16 de novembro as ligações feitas com oito dígitos ainda serão contempladas. Após este período, durante um mês, as ligações realizadas sem o nono dígito não serão completadas, mas haverá um aviso de que o nove deverá ser digitado à frente do número do celular. Depois deste período, as ligações não poderão ser realizadas som o nono número.

Orientação – Todas as operadoras de telefonia estão disponibilizando aplicativos de uso gratuito para atualizar a agenda de telefones do aparelho celular com o novo número nove.

Reclamações – Dúvidas ou reclamações após a migração para o nono dígito serão acolhidas pelo Procon Porto Alegre e pela Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel.

O porto-alegrense pode registrar suas queixas pela Internet, utilizando o site www.proconpoa.rs.gov.br ou acessando gratuitamente o Procon App no aparelho celular, disponível para sistema Android e IOS. A sede do Procon Porto Alegre fica na rua dos Andradas 686, e funciona das 10h às 16h, quando são distribuídas 70 fichas de atendimento por dia.

Comentários

Comentários

31 Comentários

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.