Programa que incentiva uso de bicicleta para ir ao trabalho deve ser votado nesta segunda-feira em Porto Alegre

Com a ampliação do uso da bicicleta, a expectativa é melhorar a qualidade de vida da população (Foto: Banco de Dados/ O Sul)

Uma proposta que incentiva mais pessoas a utilizar a bicicleta como meio de transporte deverá ser votada na Câmara de Vereadores de Porto Alegre nesta segunda-feira (17). Elaborada pelo vereador Marcelo Sgarbossa (PT) em parceria com o Laboratório de Políticas Públicas e Sociais, o objetivo é fazer com que as empresas passem a contar com estruturas físicas, como bicicletários ou paraciclos para guardar as bicicletas, e a atender outras necessidades de funcionários ciclistas.

“Para que mais pessoas sejam motivadas a utilizar a bici para ir ao trabalho é importante que indústrias, empresas e instituições comerciais contem com espaços como vestiários, para banho e troca de roupa”, comenta Sgarbossa.

Cada estabelecimento que se adequar aos requisitos do projeto receberá o selo Empresa Amiga da Bicicleta, que vai identificar aquelas que são ambientalmente responsáveis por incentivar o uso da “bici” como meio de transporte.

“A intenção é fazer com que a Prefeitura também crie medidas de incentivo às empresas. Por exemplo, um desconto no pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano ao imóvel não residencial em que funcionem estabelecimentos certificados com o selo Empresa Amiga da Bicicleta”, acrescenta.

Com a ampliação do uso da bicicleta, a expectativa é melhorar a qualidade de vida da população, reduzindo o tráfego de automóveis e, consequentemente, a poluição sonora e do ar na cidade.

 

The post Programa que incentiva uso de bicicleta para ir ao trabalho deve ser votado nesta segunda-feira em Porto Alegre appeared first on O Sul.

Comentários

Comentários

815 Comentários