Projeto trabalha prevenção da obesidade infantil

Pais, alunos e professores na Escola Estadual Maria Thereza da Silveira, em Porto Alegre, recebem orientação para evitar a obesidade infantil.(foto: Liège Alves/divulgação)

Porto Alegre é a capital brasileira com o maior índice de sobrepeso (63,3%) no País, conforme levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A obesidade já é considerada um dos maiores problemas de saúde pública do mundo. A projeção da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso; e mais de 700 milhões, obesos.

Conforme o mapa da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica, alguns levantamentos apontam que mais de 50% da população está acima do peso. Entre as crianças, esse índice estaria em torno de 15%.

E é justamente para evitar que os pequenos se tornem adultos obesos que o projeto Vida e Saúde + Desobesa Brasil na Escola está desenvolvendo atividades direcionadas aos pais, alunos e professores na Escola Estadual Maria Thereza da Silveira, no bairro Boa Vista, em Porto Alegre.

Os estudantes, de 1º a 4º do Ensino Fundamental, estão passando por avaliação física e nutricional. A iniciativa começou no início de outubro e ocorre todas as sextas-feiras à tarde, até 5 de dezembro.

O Desobesa Brasil existe desde 2012 e é um trabalho pioneiro no Brasil. A presidente da associação, Bianca Tessele, conta que a iniciativa surgiu para atender pessoas com sobrepeso e aquelas que realizaram a cirurgia bariátrica.

“Trabalhamos na prevenção para que as pessoas não cheguem ao ponto da necessidade de fazer uma cirurgia bariátrica”, diz ela. A entidade conta com uma equipe multidisciplinar e todos os serviços oferecidos à comunidade são gratuitos.

Em Porto Alegre, Dia dos Operados Bariátricos (11 de novembro) integra o Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município.

Comentários

Comentários

829 Comentários

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.