Região Sul terá 2.410 vagas no MedioTec

Serão ofertados sete cursos nos eixos turismo, hospitalidade e lazer para jovens de municípios do Mapa do Turismo Brasileiro (Foto: Embratur)

A Região Sul será contemplada com 2.410 vagas no MedioTec, nova modalidade do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) que formará técnicos de nível médio também na área do turismo. O Ministério do Turismo abrirá 10 mil vagas para estudantes de escolas públicas de 18 estados de todas as regiões brasileiras.

Na região Sul, os três estados apresentaram demandas de vagas para o programa. Rio Grande do Sul (12 municípios), Santa Catarina (14 municípios) e Paraná (9 municípios). As capitais dos três estados foram contempladas. Em 2017, o Ministério do Turismo abrirá inscrições em 172 municípios de 18 estados que manifestaram interesse dentro do prazo estabelecido em portaria ministerial. A previsão é que as aulas comecem em agosto de 2017.

“Com este programa, o jovem sairá do ensino médio com uma profissão e terá condições de concorrer a uma vaga no mercado de trabalho do turismo. É um grande avanço, pois é um caminho para resolver um dos principais gargalos ao desenvolvimento do setor, que é a carência de pessoal qualificado”, avalia o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

O MedioTec vai oferecer sete cursos (técnico em agenciamento de viagens, cozinha, eventos, guia de turismo, hospedagem, lazer, restaurante e bar) nos eixos turismo, hospitalidade e lazer para estudantes que estejam preferencialmente cursando o 2º ano do ensino médio. O jovem terá aulas sobre processos de recepção, viagens, eventos, gastronomia, serviços de alimentação e bebidas e entretenimento.

A definição da oferta levou em conta a demanda apresentada pelo estado e a capacidade de atendimento do programa. Um dos pré-requisitos para seleção dos municípios contemplados é que estes estejam enquadrados nas categorias A, B ou C do Mapa do Turismo Brasileiro.  O mapa, ferramenta de gestão do MTur, conta com 2.175 municípios, organizados em 291 regiões turísticas de todo o país.

Os cursos são presenciais, em horários diferentes dos cursos regulares do ensino médio, e serão ministrados por entidades cadastradas pelo Ministério da Educação. O Pronatec Mediotec, que também atenderá outras áreas como cultura e agricultura, foi lançado no final do ano passado pelo presidente da República Michel Temer.

Municípios do RS 

Os municípios gaúchos que receberão as vagas são Bento Gonçalves, Caçapava do Sul, Canela, Caxias do Sul, Gramado, Nova Petrópolis, Novo Hamburgo, Pelotas, Porto Alegre, São Lourenço do Sul, Tramandaí e Vacaria.

The post Região Sul terá 2.410 vagas no MedioTec appeared first on O Sul.

Comentários

Comentários

10 Comentários

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.