Rio Grande do Sul realiza 830 transplantes de órgãos no primeiro semestre deste ano

Foram realizados no Rio Grande do Sul, no primeiro semestre deste ano, 830 transplantes de órgãos – resultado dos 142 doadores identificados no Estado –, gerando o índice de 12,6 doadores por 1 milhão de habitantes, de acordo com dados do Ministério da Saúde.
No primeiro semestre deste ano, o Brasil bateu recorde de doador por milhão de população, com 1.438 doadores, 7,4% a mais do que no mesmo período de 2015. Essas doações possibilitaram a realização de 12.091 transplantes entre janeiro e julho, registrando aumento nos procedimentos de órgãos mais complexos, como pulmão, fígado e coração, de 31%, 6% e 7%, respectivamente.
Embora o País tenha avançado muito nos últimos anos, a taxa de aceitação familiar foi de 56% no primeiro semestre de 2016. No Rio Grande do Sul, a recusa das famílias está em 42%, número maior em relação ao mesmo período de 2015, quando a porcentagem era de 40%. Isso quer dizer que quase metade das famílias ainda rejeita a doação de órgãos de um parente com diagnóstico de morte encefálica.
Mesmo assim, o Brasil possui a menor taxa de recusa familiar entre os maiores países transplantadores da América do Sul: Argentina (49%), Uruguai (47%) e Chile (52%). Atualmente, 89% dos transplantes de órgãos sólidos são realizados pelo SUS (Sistema Único de Saúde), tornando o Brasil referência mundial no campo dos transplantes e maior sistema público do mundo.
Com o objetivo de ampliar número de doadores no País, o Ministério da Saúde lançou nesta semana, no Rio de Janeiro, uma campanha nacional de doação de órgãos. Com o slogan “Viver é uma grande conquista. Ajude mais pessoas a serem vencedoras”, a campanha é estrelada por atletas transplantados em alusão aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.
Please let me know if you’re looking for a writer for your site. You have some really great posts and I feel I would be a good asset. If you ever want to take some of the load off, I’d absolutely love to write some content for your blog in exchange for a link back to mine. Please blast me an e-mail if interested. Many thanks!
You actually make it seem so easy with your presentation but I find this topic to be actually something which I
think I would never understand. It seems too complex
and extremely broad for me. I’m looking forward for your
next post, I will try to get the hang of it!