Sartori busca em Brasília soluções para indústria naval de Rio Grande

Sartori solicitou que a atividade naval não seja descaracterizada e o estado não seja prejudicado. (Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini)

O governador José Ivo Sartori esteve em Brasília nesta terça-feira (18), para reforçar a importância da atividade naval para o Rio Grande do Sul. Sartori solicitou ao governo federal que abra um espaço para o diálogo e a busca de soluções para que a atividade naval não seja descaracterizada e o estado não seja prejudicado social e economicamente. A expectativa é de que seja criado um grupo de trabalho com participação da Petrobras.

O governador conversou com deputados federais e foi recebido pelo ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, no Palácio do Planalto. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, e o procurador-geral do Estado, Euzébio Ruschel, acompanharam Sartori na audiência.

“Entendo que estamos evoluindo, resultado da presença do governador. É um processo contínuo, de várias ações. Sartori já recebeu as lideranças de Rio Grande e, a partir desse encontro, conseguimos abrir o diálogo com a presidência da Petrobras”, concluiu Fábio Branco após o encontro com Padilha.

Principais ações do governo em benefício do Polo Naval

2015

Fevereiro
Governo gaúcho reúne-se, em Brasília, com o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, em busca de soluções para crise do setor naval e petroquímico.

Abril
Região Sul apresenta contribuições ao Plano Plurianual 2016-2019, tendo como um dos objetivos estratégicos maximizar o potencial gerado pelo Porto de Rio Grande, com ênfase no Polo Naval.

Julho
Assinado acordo para viabilizar a construção de plataformas no Polo Naval de Rio Grande.

Outubro
Seis projetos de APLs (Arranjos Produtivos Locais) passam a ser apoiados pela AGDI (Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento), com recursos de R$ 2,29 milhões. Entre eles, o APL Polo Naval e Offshore de Rio Grande e Entorno – Centro de Simulação Naval.

Dezembro
APL Polo Naval e Offshore de Rio Grande e Entorno são apresentados como case de sucesso na Conferência Brasileira de APLs, em Brasília.

2016

Janeiro
AGDI firma convênios de R$ 5,15 milhões com Arranjos Produtivos Locais. Entre eles, o APL do Polo Naval e Offshore de Rio Grande e Entorno, em prol de um Centro de Simulação Naval.

Fevereiro
Assinatura de acordo de cooperação entre a Associação Arranjo Produtivo Local do Polo Naval e de Energia de Rio Grande e Entorno e a Associação Arranjo Produtivo Local Metal-Mecânico e Automotivo.

Maio
Projeto Arranjos Produtivos Locais promove curso de capacitação de gestores, entre eles os do Polo Naval e Energia de Rio Grande e Entorno.

Dezembro
Governo do Rio Grande do Sul reúne-se com a presidência da Petrobrás, no Rio de Janeiro, para tratar da continuidade do Polo Naval de Rio Grande.

(GOV RS)

The post Sartori busca em Brasília soluções para indústria naval de Rio Grande appeared first on O Sul.

Comentários

Comentários

5 Comentários

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.