Saúde anuncia implantação do Serviço de Verificação de Óbitos em Porto Alegre

Até a abertura do SVO o serviço será prestado pelo Hospital Vila Nova. (Foto: : Joel Vargas/PMPA)

O SVO (Serviço de Verificação de Óbitos) será implantado em Porto Alegre. O secretário municipal de Saúde da Capital, Erno Harzheim, e o secretário estadual de Saúde, João Gabbardo dos Reis, anunciaram a decisão ao presidente do Simers (Sindicato Médico do Rio Grande do Sul), Paulo Argolo.

O Serviço será criado através de uma parceira entre Estado e Município e instituições como a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. No SVO, que deve iniciar as operações num prazo de até 60 dias, serão avaliados os casos de mortes ocasionados por causas naturais no município. Desta forma, médicos de Unidades Básicas de Saúde não precisarão interromper o atendimento a pacientes para realizar verificação de óbitos ocorridos fora dos hospitais.

Segundo o secretário Erno Harzheim, o local também será referência para análises de óbitos de todo o Estado, que tenham interesse epidemiológico. “A parceria com o ambiente acadêmico irá trazer a possibilidade de podermos avaliar eventuais casos envolvendo doenças que normalmente não acometem nossa região, como febre hemorrágica, por exemplo”, destacou.

Atendendo a um pedido do Simers, até a abertura do SVO, o serviço – de atestar óbito fora das casas de saúde –  será prestado pelo Hospital Vila Nova. Harzeim afirmou que a instituição já realiza trabalho decisivo no atendimento da população mais vulnerável. O detalhamento desta transição ocorrerá a partir desta segunda-feira (13).

Comentários

830 Comentários