Semana de Finados no Cemitério da Santa Casa

Foto: Giovanni Rocha

De 29 de outubro a 1º de novembro o Cemitério da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre estará aberto para visitação das 8h às 12h e das 13h30 às 18h. No dia 2, feriado de Finados, às 10h, haverá uma Missa Campal celebrada pelo Arcebispo Metropolitano Dom Jaime Spengler. O endereço do cemitério é Av. Prof. Oscar Pereira, 423 – bairro Azenha, em Porto Alegre. 
O Cemitério
 
As histórias de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul podem ser contadas através dos monumentos edificados, das esculturas situadas nos jazigos e das sepulturas localizadas no Cemitério Santa Casa. Figuras políticas, proeminentes governantes e personalidades da cidade e do Estado, como Júlio de Castilhos, Borges de Medeiros, Pinheiro Machado, Teixeirinha, Iberê Camargo e Conde de Porto Alegre estão sepultados neste espaço. 
 
A arte funerária, nas suas diferentes expressões, está presente no Cemitério Santa Casa assinada por consagrados artistas do Estado, do Brasil e estrangeiros. Monumentais esculturas e destacadas edificações arquitetônicas revelam diversos estilos que traçam a evolução da arte, como representação do belo em nosso meio.
 
O conjunto de monumentos de arte cemiterial da Santa Casa é patrimônio da cidade e do Rio Grande do Sul. Eles são relevantes não só por sua beleza e sentido artístico, mas também por expressarem as transformações culturais promovidas ao longo do tempo.
 
O Cemitério Santa Casa é um espaço de memória e recordação da história e da cultura local e regional. Como memorial, perpetua no tempo a trajetória dos que vêm edificando Porto Alegre e o Rio Grande do Sul.
 
Em cumprimento às atividades assistenciais da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, o Cemitério desempenha um importante papel social através do sepultamento de pessoas carentes da cidade de Porto Alegre, destinando para essa funcionalidade uma parte de sua área física, denominada Campo Santo.

Comentários

Comentários

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.