“Sempre tratamos a segurança pública como prioridade”, afirmou o governador José Ivo Sartori

O Rio Grande do Sul mais uma vez apresentou queda nos índices de criminalidade, apresentados no último dia 18. Dos 20 crimes analisados, 18 registraram diminuição, incluindo latrocínio (que caiu 36,5%), enquanto os homicídios tiveram queda de 25,9%. “Os dados positivos comprovam que o esforço feito para qualificar às forças de segurança começa a dar resultados”, afirmou o governador José Ivo Sartori no programa Governo e Comunidade.

“São números que estão aí para justamente provar que sempre tratamos a Segurança Pública como prioridade. Mesmo em um cenário de crise econômica não deixamos de investir, e os frutos já começam a aparecer e serem colhidos”, completou.

Além de utilizar recursos do Tesouro, o governo também se empenhado em buscar parcerias com as empresas privadas e os municípios para o enfrentamento dos criminosos. Na última segunda-feira (21), a empresa Taurus doou 133 armas à SSP (Secretaria da Segurança Pública).

“O poder público, sozinho, não consegue resolver todos os problemas. É o caso dos R$ 14 milhões doados pelos empresários do Instituto Cultural Flores, das caminhonetes compradas pela prefeitura de Canoas, das viaturas entregues pelo Ministério Público e das motos pela FGF (Federação Gaúcha de Futebol)”, exemplificou o governador. No total, o Estado já investiu aproximadamente R$ 74 milhões em viaturas, armas e equipamentos – o número não conta com as doações recebidas.

Portal da Transparência

O governo ainda lançou um novo Portal da Transparência na terça-feira (22). “Falar e mostrar a verdade sempre foi nossa maior determinação”, ressaltou Sartori. “Quando começamos a Caravana da Transparência em 2015, fomos a nove regiões, juntos com os Coredes e as universidades, mostrando a realidade grave das finanças públicas estaduais”, lembrou Sartori.

O governador acrescentou: “Hoje o cidadão pode consultar cada contrato fechado pelo Poder Executivo, inclusive os convênios”. Segundo ele, “ética, transparência e seriedade é o que a população merece e espera de qualquer governo”.

Comentários