Shoppings de Porto Alegre apresentam à prefeitura protocolos de prevenção ao coronavírus

Os 15 shoppings centers de Porto Alegre e o CPC (Centro Popular de Compras) Pop Center, vistoriados esta semana pelo Escritório de Fiscalização, apresentaram à prefeitura seus protocolos de contingência da Covid-19.

A entrega, efetuada na sequência da reabertura dos centros comerciais na última sexta-feira (22), contém um plano detalhado, com itens além dos decretados pelo Município. Entre eles, estão a medição da temperatura corporal dos frequentadores e a redução de vagas de estacionamento.

“Agradecemos o empenho das administrações dos shoppings da cidade, que entendem a importância de prevenir e garantir a saúde e a segurança dos seus clientes e trabalhadores, proporcionando cuidados além do que foi solicitado”, disse o prefeito Nelson Marchezan Júnior.

O retorno das atividades nesses locais foi permitido mediante uma série de condições indicadas no decreto 20.583, como respeito a regras de higienização e de funcionamento dos serviços de alimentação, restrição ao número de clientes atendidos de forma simultânea, distanciamento mínimo de dois metros entre os presentes nas áreas de trabalho e de circulação, e de fornecimento de máscaras de proteção facial aos trabalhadores para o deslocamento em transporte coletivo.

Nos documentos entregues à prefeitura, estão listadas também ações de caráter educativo, como a distribuição de cartazes informativos pelos estabelecimentos. Estão previstos ainda o uso de EPIs (equipamentos de proteção individual) pelos colaboradores, delimitação de espaço entre mesas e cadeiras nas praças de alimentação, controle de uso de elevadores e escadas rolantes, entre outras iniciativas.

Comentários