Situação da rede municipal de ensino será tema de debate na Câmara nesta quarta-feira em Porto Alegre

Câmara Municipal de Porto Alegre (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Pela primeira vez desde que começou o impasse sobre a reforma de ensino apresentada sem qualquer diálogo preliminar com as comunidades escolares, a Câmara Municipal de Porto Alegre será espaço que educadores e educadoras falem e proponham alternativas de organização escolar que não prejudiquem profissionais e estudantes.

O debate, que ocorrerá nesta quarta-feira (22), a partir das 18h45min, é promovido pela Frente Parlamentar Em Defesa dos Servidores Municipais e dos Serviços Públicos de Qualidade, presidida pela vereadora Fernanda Melchionna (PSOL) e que conta com a presença de vereadores de diversos partidos. O secretário de Educação, Adriano Naves de Brito, foi convidado para a atividade.

O vereador Prof. Alex Fraga (PSOL), que é professor licenciado da rede municipal, é o proponente do evento e tem acompanhado de perto a mobilização de profissionais na rede por diálogo com a prefeitura.

“Os professores estão sendo constrangidos e intimidados pelo secretário e pelo prefeito, por meio de sindicâncias e ameaças de parcelamento e não pagamento de salários, e nós, vereadores, temos a obrigação de cumprir um papel de mediação e defesa dos serviços públicos, garantindo respeito e dignidade aos servidores e uma rotina escolar que não coloque a integridade física dos alunos em risco”, afirma.

Para Fernanda, o debate que envolve a rede municipal de ensino é parte de um contexto maior, de um projeto de redução da estrutura pública de atendimento à população.

“O lançamento da Frente Parlamentar é muito importante, ainda mais nesse momento de crise econômica, em que a Prefeitura quer implementar um projeto de Estado Mínimo em Porto Alegre, atacando o serviço público com o sucateamento das condições de trabalho e a própria terceirização. O compromisso do nosso mandato sempre foi da defesa do serviço público prestado pelo trabalhador concursado para garantir a oferta de saúde e educação de qualidade à população. Não vamos permitir mudanças autoritárias na base do canetaço de desmonte dos serviços públicos!” – diz a vereadora, que além de presidir a Frente atua como líder da Oposição na Câmara.

Serviço:

Plenária sobre a situação da rede municipal de ensino de Porto ALegre, atividade de lançamento da Frente Parlamentar Em Defesa dos Servidores Municipais e dos Serviços Públicos de Qualidade

Quando: 22/03/2017 (quarta-feira)

Horário: 18h45min

Local: Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255 – Centro Histórico)

The post Situação da rede municipal de ensino será tema de debate na Câmara nesta quarta-feira em Porto Alegre appeared first on O Sul.

Comentários

Comentários

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.