Supermercados gaúchos registram queda de 12% nas vendas de ovos de chocolate

As vendas de ovos de Páscoa tipo premium, porém, mantiveram-se estáveis em relação a 2016 (Foto: Alexandre Brum/AD)

Os supermercados gaúchos registraram uma queda de 12% nas vendas de ovos de chocolate neste ano em relação ao ano passado. O balanço da Agas (Associação Gaúcha de Supermercados) foi divulgado neste domingo (16), pelo presidente da associação, Antônio Cesa Longo.

No total, o setor encerra a Páscoa 2017 comercializando 6,5 milhões de ovos de chocolate em todo o Rio Grande do Sul. Os supermercadistas efetuaram uma compra de ovos de Páscoa menor, em volume, na comparação com o ano passado, o que garantirá uma sobra de produtos muito pequena a partir desta segunda-feira (17). “Ao contrário dos outros anos, o varejo e a indústria analisaram cuidadosamente os desejos dos consumidores e definiram com precisão o mix e a quantidade de ovos expostos. Enquanto em anos anteriores a sobra de ovos de chocolate após o domingo de Páscoa chegava a 4%, neste ano a sobra não ultrapassará 1%”, explica Longo.

Tradicionalmente apontada pelos supermercadistas como o segundo melhor evento em vendas para o setor no ano, atrás apenas das festas de fim de ano, a Páscoa de 2017 trouxe outra peculiaridade: pela primeira vez, barras de chocolate e caixas de bombons ganharam representatividade na preferência dos consumidores, em detrimento dos tradicionais ovos de chocolate. “O setor comercializou 6 milhões de caixas de bombons, número similar ao de ovos de Páscoa”, sublinha o presidente da Agas.

As comemorações em família também alavancaram as vendas dos supermercados em todo o Estado: na Sexta-Feira Santa (14), o setor comercializou 520 toneladas de pescados, além de vinhos e de azeites.

Para o domingo de Páscoa, a procura por carne para churrasco, cervejas, refrigerantes e sobremesas teve crescimento. Outro produto típico da data, as colombas pascais tiveram vendas semelhantes às do ano passado. “Houve uma antecipação da exposição deste produto, que ensejou que as pessoas adquirissem as colombas como opção de presente”, avalia o presidente da Agas.

Descontos 

Cerca de 35% dos consumidores deixaram as compras para a última hora. “Nestes três últimos dias, houve descontos de cerca de 20%. Mas quem preferiu garantir seu ovo favorito antecipou as compras”, destacou Longo.

Este comportamento de antecipação na compra de chocolates ficou mais evidente entre os gaúchos que adquiriram os chamados “ovos premium”. As vendas deste tipo de ovo de Páscoa com maior valor agregado mantiveram-se estáveis em relação a 2016, e representaram cerca de 15% do total de ovos comercializados.

Os supermercados gaúchos começam agora a reabastecer os estoques de caixas de bombons e de chocolates com foco no Dia das Mães, comemorado dia 14 de maio.

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