Testes de HIV e sífilis estão disponíveis para a população em Porto Alegre

FONTE: O SUL – http://www.osul.com.br/

O público poderá realizar testes de HIV e sífilis na unidade móvel do projeto Fique Sabendo, que estará disponível em diferentes regiões da cidade no mês de outubro. Neste sábado (07), o serviço estaciona no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Restinga, na rua Alberto Hoffmann, 285, das 9h às 12h. Com segurança e privacidade, o resultado sai em apenas 30 minutos. Em caso de chuva, a ação será cancelada.

O objetivo do projeto é ampliar o número de testes voluntários e a prevenção, além de aumentar o encaminhamento para tratamento, que deve começar o quanto antes. A ideia, ainda, é que as pessoas diagnosticadas reagentes ao HIV não abandonem o uso da medicação antirretroviral, necessária à manutenção da qualidade de vida.

Estratégia inovadora de prevenção e educação em saúde sobre direitos sexuais e reprodutivos, o projeto é uma iniciativa do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), em parceria com a SMS (Secretaria Municipal de Saúde).

Unidade móvel

Equipada com consultórios, a estrutura tem espaço para testagem rápida e acolhimento e é adaptada a pessoas com necessidades especiais. Em Porto Alegre, o projeto é administrado pela Área de Infecções Sexualmente Transmissíveis da SMS. A população também tem acesso a testes rápidos de HIV nas unidades de saúde de referência, onde podem ser obtidas orientações e mais informações.

Fique Sabendo – Agenda de outubro:

Dia 7 – 9h às 12h – Instituto Federal do RS – Campus Restinga
Dia 14 – 10h às 16h – Programa Prefeitura nos Bairros – Sarandi
Dia 19 – 14h às 22h15 – Oficinas de prevenção na Escola Emílio Meyer (sem a unidade móvel)
Dia 20 – 14h às 22h15 – Escola Emílio Meyer
Dia 21 – 11h às 15h – Viaduto em frente à sede da Secretaria Municipal de Saúde
Dia 23 – 10h às 15h – Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs)
Dia 25 – 10h às 15h – Campus do Vale da Ufrgs – Bairro Agronomia
Dia 28 – 10h às 16h – Programa Prefeitura nos Bairros – Humaitá
Dia 29 – 14h30 às 18h30 – Parque Farroupilha (Redenção)

Comentários