Troféu Brasil Expodireto Cotrijal será entregue hoje à noite em Carazinho

O troféu é uma criação da artista plástica Glorinha Corbeta. FOTO: JACKSON CICERI

Está tudo pronto para a grande festa do agronegócio, que ganha palco na cidade de Carazinho, no Rio Grande do Sul, neste domingo (05). É o Troféu Brasil Expodireto que chega a sua 18 edição, numa iniciativa da Rede Pampa de Comunicação e jornal O Sul, com a chancela comercial do Sicredi, Icatu Seguros, Mapfre e Cotrijal. Em todos estes anos, a entrega do Troféu Brasil Expodireto dá a largada para a abertura da Expodireto Cotrijal, que este ano acontece entre 6 e 10 de março, em Não-Me-Toque, na região gaúcha do Alto Jacuí, coordenada pela Cotrijal (Cooperativa Agropecuária e Industrial). A Cooperativa é presidida por Nei César Mânica, também idealizador da Feira, considerada a maior do setor na América do Sul.

O Troféu Brasil Expodireto é uma criação da artista plástica Glorinha Corbetta e simboliza o plantio e a força do homem do campo, semeando desenvolvimento. A distinção visa destacar personalidades e empresas que contribuíram ao longo do ano para o crescimento do agronegócio, tanto no Estado quanto em âmbito nacional e internacional. Lideranças políticas, empresários, homens e mulheres com atuação expressiva na vida rural, personalidades internacionais desfilam entre os agraciados desde a criação do Troféu Expodireto Crotrijal, num verdadeiro reconhecimento de suas atividades, que somam esforços para a consolidação cada vez maior do setor que move a economia local e do País.

A Expodireto igualmente revela sua força como um dos principais eventos do setor. No ano passado, recebeu 230 mil visitantes e encerrou com um fechamento de negócios na ordem de 2 bilhões de reais, Números que crescem a cada edição. Este ano, mesmo diante da crise que afeta o cenário econômico e político do País, a expectativa é de superação de seus resultados, já contando com mais de 500 expositores e delegações de todos os continentes. Máquinas e implementos, produção animal e vegetal, serviços, pesquisa, lançamentos e tecnologias dão o tom à Expodireto, encabeçada por palestras, encontros e fóruns, onde acima de tudo a tecnologia e a inovação marcam presença. Não é à toa que a cidade de Não-Me-Toque passou a ser considerada a capital da agricultura de precisão, impulsionando competitividade e negócios, sob o embalo da Expodireto, bem como da Cotrijal e seus braços de atuação. Segundo reitera seu presidente, Nei César Mânica, “ o foco é a inovação, o conhecimento e a tecnologia”.

Outro item que projeta otimismo a mais esta edição da Expodireto Cotrijal é a expectativa de uma safra recorde de grãos no RS, que deverá posicionar ainda mais o Estado como celeiro mundial, alavancando o setor como um todo. Como mencionou o governador José Ivo Sartori no lançamento do evento, recentemente, no Palácio Piratini, na Capital, “a Expodireto é um patrimônio do Estado, um exemplo de cooperativismo que dá certo”.

Comentários

32 Comentários

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.