Vacinação para idosos com mais de 83 anos segue nesta quarta em Porto Alegre

A terça-feira (16) foi de grande movimentação nas principais unidades de saúde e no drive-thru do hipermercado Big Sertório, locais onde foi realizada a vacinação de idosos com 83 anos ou mais contra a Covid-19. A ação segue nesta quarta-feira (17).

Movimento e reforço no atendimento

Para reforçar a vacinação no posto Modelo, um dos mais procurados, a Secretaria Municipal de Saúde deslocou a Unidade Móvel ao local. Outra opção de serviço na região central da cidade foi o Centro de Saúde Santa Marta. Outros postos tiveram movimento mais tranquilo.

No final da tarde, cerca de 220 carros aguardavam no estacionamento do Big Sertório para vacinação de idosos com mais de 83 anos contra a Covid-19. Por isso, o acesso ao local precisou ser restrito, para atendimento das pessoas que já estavam no estacionamento. Seis equipes de vacinação trabalharam no local.

Emoção com a vacina  

O casal Romeu e Wilma Menezes, 84 e 83 anos, estava emocionado. “Foi um ano complicado, seguimos sem sair de casa e contamos com a ajuda das filhas para as compras no supermercado”, contou dona Wilma. Acompanhados da filha Cleide Menezes, 59, eles aguardam agora a segunda dose para matar a saudade de uma das coisas de que mais sentem falta: o abraço dos netos e bisnetos. “Sempre com o cuidado de usar a máscara e lavar as mãos”, lembrou Cleide.

Ferdinando Haucke, 83 anos, foi ao Modelo e saiu satisfeito com o atendimento. “Mesmo com a vacina, seguem os cuidados, como uso de máscara e distanciamento”, disse. O médico aposentado Telmo Bueno, também com 83, comentaou que a vacinação em massa é um empenho global contra o vírus. “Quem se vacina contribui com a coletividade para atenuar a transmissão viral”, afirmou.

Vacinação continua na quarta

Nesta quarta-feira, o atendimento para idosos na faixa etária de 83 ou mais segue em nove unidades de saúde, das 8h às 17h. Na Unidade de Saúde Santa Cecília, administrada pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre, a aplicação das doses começa às 14h. Até as 16h30 desta terça, não estava confirmado atendimento em drive-thru. A vacina está garantida para todo o público dessa faixa etária, independente do horário de chegada à unidade. Por isso, não há necessidade de chegar cedo e enfrentar filas.

Para receber a vacina, é preciso apresentar um documento de identificação com CPF e comprovante de residência. As unidades São Carlos, Morro Santana e Moab Caldas oferecem a possibilidade de vacinação no carro.

US Camaquã (rua Prof. Dr, João Pitta Pinheiro Filho, n° 176 – bairro Camaquã);
US São Carlos (avenida Bento Gonçalves, n° 6670 – bairro Agronomia);
US IAPI (rua Três de Abril, n°90 – bairro Passo da Areia);
US Morro Santana (rua Marieta Mena Barreto, n° 210 – bairro Morro Santana);
Clínica da Família Álvaro Difini (rua Alvaro Diffini, n° 520 – bairro Restinga);
US Moab Caldas (rua Moab Caldas , 400 – bairro Santa Tereza);
US Assis Brasil (avenida Assis Brasil, n°6615 – bairro Sarandi);
US Santa Marta (rua Capitão Montanha, n°27 – bairro Centro);
US Modelo (avenida Jerônimo de Ornellas, n° 55 – bairro Santana);
US Santa Cecília (rua São Manoel, n° 543 – bairro Santa Cecília) – este apenas a partir das 14h.

Comentários