O verão terá temperaturas mais amenas, mas também terá temporais, segundo os meteorologistas

Nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste, as temperaturas devem ficar dentro da média histórica (Foto: Jackson Ciceri/O Sul)

O verão começou oficialmente às 8h44min desta quarta-feira (21) no Hemisfério Sul. A estação termina no dia 20 de março de 2017, às 7h29min. A previsão é de que as temperaturas sejam mais amenas do que as registradas no verão passado, quando o fenômeno El Niño provocou um aumento do calor e das chuvas em algumas regiões brasileiras. Também haverá o predomínio de temporais nesta estação, conforme meteorologistas.

“No ano passado, tivemos um dos fenômenos El Niño mais fortes da história. Então, se formos comparar o ano passado e este ano, provavelmente neste ano o verão não vai ser tão quente como no ano passado, porque o El Niño tem como característica aumentar a temperatura no Brasil”, explica a climatologista Renata Tedeschi.

Segundo ela, nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste, as temperaturas devem ficar dentro da média histórica. “As temperaturas podem ficar até abaixo do normal no Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste porque com o La Ninã há maior incidência de frentes frias”, explicou o meteorologista Alexandre Nascimento, do Climatempo.

“A situação será muito diferente dos últimos anos, quando o Brasil teve graves problemas por causa da falta de chuva no verão”, informou. “Em janeiro, deve chover acima da normalidade em quase todo o País. Há expectativa de um pouco mais de seca no Sudeste só no mês de fevereiro, mas com chuvas típicas de verão, e durante o mês de março será compensada com chuva acima da média na região”, completou Nascimento. A maior parte das chuvas se concentrará em janeiro e fevereiro.

Comentários

Comentários

797 Comentários

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.