Terça-feira, 13 de Maio de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 13 de maio de 2025
Guaíba se prepara para o lançamento da 4ª Olifeira. Será nesta quinta-feira (15) na Fazenda do Bosque, único olival da cidade e produtor de azeite de oliva, reunindo empresários do setor, autoridades e imprensa.
A edição 2025 da Olifeira ocorrerá de 16 a 19 de outubro no Largo José Cláudio Machado, em Guaíba, com promoção da Abrazeite (Associação Brasileira de Consumidores de Azeites de Oliva e Derivados) e prefeitura de Guaíba.
Segundo a presidente da Abrazeite, Lauren Azevedo, o evento tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico e o fortalecimento do cultivo, processamento e consumo do azeite de oliva e seus derivados, com atividades voltadas tanto para o público especializado quanto para os entusiastas do produto.
“A Olifeira é uma feira única porque nasce do olhar de quem consome, de quem valoriza e entende a importância da olivicultura na vida das pessoas. É organizada pela Abrazeite, uma associação de consumidores apaixonados pelo azeite e seus derivados — e talvez seja justamente por isso que ela tem esse sucesso tão especial. A cada edição, conquistamos mais reconhecimento de entidades produtoras de todo o país e também do poder público. Em um momento em que a sociedade valoriza experiências, saúde e conexão entre as gerações, estamos remodelando a feira para oferecer vivências inesquecíveis, da manhã à noite, para toda a família. Teremos espaços para piqueniques, teatros, esportes, shows e, claro, o charme inconfundível das oliveiras, criando ambientes acolhedores e inusitados”, diz Lauren.
Novos espaços
A Abrazeite antecipa algumas novidades. A feira vai ganhar mais espaços físicos qualificados na orla para fomentar a economia através do desenvolvimento econômico e turístico. Haverá mais palcos para contemplar atividades culturais, palestras e inovação. E pela primeira vez uma corrida noturna em parceria com o SESC RS integrará a programação de sábado, dia 18.
Na 3ª edição, foram mais de 120 expositores e um público de 100 mil pessoas. O diretor de Comunicação da Abrazeite, Lucca Rossi, comenta que o sucesso superou as expectativas por ser um evento pós- enchente, um momento em que os negócios estavam se restabelecendo.
“Confesso que nos surpreendemos com o sucesso da 3ª edição da Olifeira — superamos todas as expectativas em um momento delicado de reconstrução econômica pós-enchente. Foi um marco não só para o setor da olivicultura, mas para toda a comunidade, tanto que a feira foi, inclusive, eleita como a maior do setor da América Latina nesta última edição. Agora, com esse fôlego renovado, nossa missão é qualificar ainda mais a feira, trazendo inovação, tecnologia e experiências que conectem o campo à cidade com ainda mais força”, destaca Lucca.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul
No Ar: Pampa Na Tarde