Segunda-feira, 20 de Maio de 2024

Home Viagem e Turismo 60% dos brasileiros veem Portugal como um lugar para melhorar de vida

Compartilhe esta notícia:

O Fórum de Integração Brasil Europa (Fibe), em parceria com a Federação Brasileira de Bancos, divulgou um estudo sobre a percepção dos brasileiros e dos portugueses sobre a relação entre os dois países e o bicentenário da Independência do Brasil.

A pesquisa mostrou que mais de 60% dos brasileiros veem Portugal como um lugar de oportunidades para as pessoas melhorarem de vida. Essa percepção é maior entre adultos de 18 a 34 anos que moram na Região Nordeste.

Na outra ponta, mais da metade dos portugueses identificam o Brasil como um destino turístico, e somente 5% enxergam o país como um lugar de oportunidades.

Conhecimento 

O levantamento também apontou que 51% dos brasileiros desconhecem que neste ano está sendo comemorado o bicentenário da Independência do Brasil. Número semelhante ao dos entrevistados em Portugal, no qual metade dos entrevistados não tinha conhecimento sobre a data.

O estudo ainda revelou que dois terços dos brasileiros e 58% dos portugueses avaliam que as consequências da escravidão de povos negros e indígenas durante a colonização do Brasil podem ser sentidas até os dias atuais.

A pesquisa também expôs como brasileiros e portugueses se sentem informados sobre o que acontece no país-irmão. Mais de 80% dos portugueses se sentem informados sobre o Brasil, enquanto 69% dos brasileiros se sentem informados sobre Portugal.

Por aqui, os que se sentem menos informados sobre o país europeu são as pessoas mais velhas, com menor escolaridade e menor renda. Em Portugal, dizem-se menos informados sobre o Brasil os mais jovens.

O levantamento ouviu 800 pessoas de cada país por meio de entrevistas telefônicas e formulários online. A margem de erro máximo estimada do levantamento é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Entrada facilitada

No início deste mês, o Conselho de Ministros de Portugal aprovou um acordo que flexibiliza a exigência de procedimentos e documentações para entrada, permanência e saída de brasileiros e vindos de outros países lusófonos.

Segundo o comunicado do órgão lusitano, “as alterações aprovadas promovem a mobilidade e a liberdade de circulação no espaço da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa”. Os demais membros dessa rede são Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Pelas novas regras, não é mais necessário comparecer pessoalmente para dar entrada no pedido de visto; apresentar seguro de viagem ou comprovar meios de subsistência e passagem de volta ao país de origem.

Cidadãos brasileiros não precisam de visto para entrar em Portugal para fazer turismo, negócios, cobertura jornalística e missões culturais, desde que por um período de 90 dias. Este prazo pode ser prorrogado em Portugal mediante autorização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, não podendo a prorrogação ultrapassar 90 dias. Para qualquer outra situação é exigido visto.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Viagem e Turismo

Brasil perde final da Copa América de Basquete para a Argentina
Ricky Martin é novamente acusado de abuso sexual pélo sobrinho
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Atualidades Pampa