Sábado, 10 de Janeiro de 2026

Home Flávio Pereira A conversa de Zucco e Celso Rigo sobre a disputa ao Palácio Piratini

Compartilhe esta notícia:

O deputado federal Luciano Zucco (PL), pré-candidato a governador, convidou o empresário Celso Rigo (filiado ao PP) para avaliar a possibilidade de construir a indicação ao cargo de vice-governador nas eleições deste ano, como uma das alternativas colocadas. O fato, ocorrido no contexto de conversas durante um jantar na última quarta-feira (7), foi confirmado por ambos, em telefonemas ao jornalista Flavio Pereira.

Zucco elogia condução do diálogo pelo presidente do PP

Luciano Zucco, pré-candidato ao Piratini pelo PL, comentou que “tenho um grande apreço e admiração pelo Celso Rigo, a quem considero um grande líder, um vitorioso que nos representa”. Em telefonema ao jornalista Flavio Pereira, Zucco disse que “em razão desse respeito e amizade recíprocos, eu e o Celso Rigo conversamos com frequência sobre todos os assuntos”. Especificamente sobre a especulação de uma candidatura de Celso Rigo, Zucco disse:

“Dentre essas construções, falamos informalmente sobre questões de governança, sobre uma eventual presença de Celso Rigo nesse projeto político e sobre questões partidárias. Mas, no tocante à montagem de alianças, respeitamos as instâncias partidárias e concordamos que, em relação ao Progressistas, a questão vem sendo conduzida com a devida prudência pelo seu presidente, deputado Covatti Filho, cujo trabalho respeitamos e admiramos.”

Celso Rigo: “Estou à disposição para ajudar”

O empresário Celso Rigo disse que uma eventual candidatura a vice ao lado do deputado federal Luciano Zucco (PL) foi cogitada informalmente durante conversa mantida por ambos, “dentre tantos assuntos que tratamos em nossos vários encontros, como grandes amigos que somos”.

Celso Rigo telefonou para o jornalista Flavio Pereira no final da manhã de ontem (9) e confirmou que o tema da candidatura a vice-governador foi tratado com o pré-candidato ao Piratini, deputado Zucco, dentro do contexto de avaliar propostas para o Rio Grande do Sul. Ele disse que viu nessa especulação um reconhecimento de sua trajetória pública, na qual tem atuado na defesa do desenvolvimento do Estado:

“A perspectiva de participar de um projeto político dessa grandeza, como candidato a vice-governador, é claro que me deixa sensibilizado, mas exigiria conversar com a minha família em primeiro lugar. Eu sou filiado ao Progressistas há 37 anos e, naturalmente, respeito as instâncias e as decisões partidárias. Mas adianto que, neste caso, porém, a minha dificuldade inicial estaria em conciliar um projeto político dessa grandeza com os compromissos na gestão das minhas empresas e das diversas entidades benemerentes nas quais atuo. Talvez, permanecendo onde estou, eu seja mais útil. Mas é claro que estou e sempre estarei à disposição para ajudar”, disse.

Nota oficial de Luciano Zucco

Após a conversa por telefone, o deputado federal Luciano Zucco enviou ao jornalista Flavio Pereira a seguinte nota que, segundo ele, resume sua posição sobre o episódio:

“Tenho dito publicamente — e sigo reafirmando — que a nossa prioridade é construir uma frente ampla, forte e vencedora para devolver protagonismo ao Rio Grande do Sul.

O convite ao Partido Progressistas para compor esse projeto foi feito de forma clara, aberta e respeitosa. O PP é um partido relevante, com quadros qualificados e história na política gaúcha, que conta com a envergadura e a visão de Estado do seu presidente, Covatti Filho.

Ao mesmo tempo, o Rio Grande tem pressa. Os gaúchos têm pressa. E quem acredita em um projeto dessa dimensão precisa agir com responsabilidade e senso de urgência. Por isso, aguardamos com confiança as definições do PP, que devem ocorrer em breve, no próximo dia 20.

Dito isso, o diálogo segue aberto com muitas lideranças, do setor político, produtivo e da sociedade civil, dispostas a caminhar juntas por um novo ciclo de desenvolvimento, responsabilidade e coragem para o nosso Estado.

Nosso foco não é um nome. É projeto, é compromisso, é futuro. E esse futuro precisa começar a ser construído agora.

Luciano Zucco
Deputado Federal (PL).”

Indústria Têxtil e de Confecção se manifesta sobre Acordo Mercosul–União Europeia

A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) manifestou sua satisfação pela recente aprovação, pelos países membros da União Europeia, do Acordo de Parceria entre o Mercosul e a União Europeia, abrindo caminho para a sua assinatura e posterior ratificação. Em nota encaminhada ao jornalista Flavio Pereira, a ABIT anuncia que “esse importante passo representa um marco nas relações bilaterais entre dois grandes espaços econômicos do mundo, após mais de duas décadas de negociações”.

A ABIT, com o apoio do Programa Texbrasil, parceria estratégica da entidade com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), participou ativamente de todo o processo de negociações, representando e defendendo os interesses do setor.

Por meio desse trabalho, o setor têxtil e de confecção firmou um entendimento com sua contraparte europeia, a Euratex (European Apparel and Textile Confederation), sobre regras de origem e desgravação de tarifas, que foi entregue aos governos como proposta do setor privado para o acordo — uma iniciativa inédita que muito contribuiu para o acordo e que, ao mesmo tempo, buscou preservar as características e necessidades das empresas brasileiras.

Segundo entendimento mantido entre privados do Mercosul e da União Europeia, o cronograma de desgravação foi definido por produto, e os artigos têxteis e confeccionados estão em várias categorias que levarão até oito anos para serem desgravadas, contados a partir do início da vigência do acordo. Cada produto, além do cronograma de desgravação de tarifas, terá sua própria regra de origem, que deverá ser observada para obtenção do respectivo benefício de redução tarifária.

* Flavio Pereira (@flaviorrpereira)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Flávio Pereira

Em Canoas, Secretaria da Mulher intensifica ações de conscientização contra a violência doméstica
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa na Tarde