Quarta-feira, 05 de Novembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 5 de novembro de 2025
A menos de uma semana, a COP30 ainda passa por obras finais de sua estrutura em Belém (PA) e ganhou reforço de segurança pública das Forças Armadas, decretado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-3O) ocorrerá entre 10 e 21 de novembro. Nesta quinta-feira (6), a capital paraense recebe uma reunião política de chefes de Estado e de governo.
A gestão Lula informou que 57 chefes de Estado e de governo confirmaram presença na Cúpula de Líderes – a reunião terá representantes de 143 países. Já para a COP-30 houve credenciamento de 170 países, disse a presidência.
A área sob comando da ONU ainda passava por reparos e obras na última segunda-feira (3). No que será a Zona Azul, onde haverá as negociações oficiais, ainda há obras em andamento no setor de países. Parte da estrutura, como o centro de mídia internacional e ao menos duas salas de reuniões plenárias, será usada antes para a realização da Cúpula de Líderes.
A montagem dos pavilhões nacionais dos países não foi concluída. Um grupo com dezenas de diplomatas de delegações europeias, asiáticas e africanas vistoriou a área, numa visita guiada, para conhecer as instalações e se depararam com estandes ainda em montagem; tiveram de aguardar equipamentos de proteção individual, como capacetes, para entrar na área restrita. Nas ruas do entorno, ainda se pode ver obras em andamento, com pintura de muros e finalização de jardins, assim como aplicação de banners temáticos da COP30 nos gradis.
Blindados dos Fuzileiros Navais e do Exército foram flagrados deixando quartéis na manhã de segunda. Eles foram posicionados em áreas estratégicas, como os arredores do Aeroporto Internacional de Belém (Val-de-Cans) e da Base Aérea de Belém, o Porto de Outeiro e as entradas do Parque da Cidade, onde foi montada a estrutura da COP-30 e da reunião de líderes políticos. O decreto presidencial autorizou o emprego de militares entre os dias 2 e 23 de novembro, em operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).
Nova capital
Belém do Pará será a capital do Brasil entre 11 e 21 de novembro de 2025, período em que a cidade sedia a 30ª Conferência da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre Mudanças do Clima (COP 30). A lei que prevê a mudança foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada no Diário Oficial da União (DOU) nessa terça-feira (4).
A transferência da capital federal de Brasília para Belém fica vigente apenas durante os dias do evento. A mudança é simbólica e política, prevista no artigo 48, inciso VII, da Constituição Federal. O ministro da Casa Civil Rui Costa disse nessa terça-feira que “a medida busca prestigiar o calor humano e o carinho que o povo de Belém está dando na realização da COP”.
Segundo o texto publicado no DOU, durante o evento, todos os atos e despachos do presidente da República, ministros de Estado e demais autoridades federais deverão ser registrados “como emanados da capital paraense, reforçando o papel central da Amazônia na agenda ambiental global e a liderança do Brasil nas negociações sobre o clima”.
Durante os dez dias, os três Poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, podem se instalar em Belém para conduzir atividades institucionais e governamentais.
O projeto foi de autoria da deputada Duda Salabert (PDT-MG) e foi aprovado sem resistências no Congresso Nacional.
Esta não é a primeira vez que o País concentra esforços em outra cidade. Em 1992, a capital federal foi transferida para o Rio de Janeiro durante a realização da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco-92, marcando outro momento estratégico de visibilidade internacional para o Brasil.