Quinta-feira, 15 de Janeiro de 2026

Home Colunistas A nova era da geopolítica mundial

Compartilhe esta notícia:

O “Big stick” cada vez mais esticado! “Haja porrete”!
Estamos diante da arquitetura de uma nova ordem mundial, no que tange a geopolítica e os E.U.A coloca-se novamente como “guardião” do planeta! Se isso é bom ou ruim, veremos…

O mundo está diante de uma grande crise, envolvendo muitos países, com vários problemas e aspectos, entre eles: crise institucional, energética, econômica, tecnológica, ambiental e militar.

Esta nova geopolítica que está se organizando diante de nossos olhos possui um formato peculiar, pero no mucho! Já vimos parte desse mesmo “modus operandi”, em outras épocas, mas dessa vez há algumas particularidades, entre elas: a tecnologia avançada, novas formas de energia e a descoberta de terras raras.

A nova ordem mundial e o poder estão pautados na: capacidade militar e tecnológica, petróleo, gás, cadeias produtivas, as várias nuances de energia, controle de rotas marítimas e conquistas de novos territórios e suas terras raras, ricas em metais e minerais imprescindíveis nos tempos atuais.

Com a crise institucional causada pela ditadura do governo de Nicolás Maduro na Venezuela, o presidente norte-americano Donald Trump, colocou seus planos protecionistas e expansionistas em prática, invadiu o país e levou Maduro preso, com isso também anunciou que se apropriou da produção de petróleo do país, ou seja, matou dois coelhos com uma “big esticada só”.

Outra crise institucional que está acontecendo é a revolução popular no Irã, até agora sem informações oficiais, por motivos óbvios, mais de dois mil mortos, em um país governado por uma teocracia há quase 50 anos, mas certo ou errado o “Tio Sam” está atento e ameaça colocar seu “porrete” no conflito. Enquanto isso, a Rússia, aliada política do Irã, está de olhos arregalados!

E a China? Com certeza deve estar repensando seus planos e apoios políticos, pois não abrirá mão de seu crescimento tecnológico e econômico! Por certo também está com seus pequenos olhos, bem abertos!

O governo do Irã anunciou que irá executar por enforcamento um jovem de 26 anos, no dia 14/01/2026, sob a acusação de “inimizade contra Deus”, por supostamente ter matado um guarda do governo, durante as manifestações. O fundamentalismo religioso e seus problemas! Eu fico aqui questionando, o que Deus deve estar pensando disso tudo? Se Deus existe mesmo, deve estar bem decepcionado com suas criações. Fica a reflexão!

O jovem preso é um dos milhares de manifestantes que estão nas ruas em protesto, se essa execução acontecer, talvez veremos o feitiço virar contra o feiticeiro, pois poderá enfurecer e dar mais força a revolução, é uma possibilidade. Em relação a execução, a mesma foi adiada, acho que pensaram na questão do feitiço e do feiticeiro, mas vamos ficar atentos aos próximos capítulos! Estamos vivendo dias difíceis no planeta Terra! Além desses conflitos e crises, há muitos outros, em vários lugares do globo!

O mundo está deixando de ser governado por normas e acordos, e passará a ser governado por disputas políticas e militares, “haja porrete”! E a ONU (Organização das Nações Unidas), como está nessa história toda? Bem, a função primordial da ONU é, através do diálogo e acordos, manter a paz mundial, mas ao que parece não está dando certo! Cada vez mais a ONU é menos ouvida pelas grandes potências, da mesma forma que a “Liga das Nações”, após a Primeira Guerra Mundial e vimos no que deu!

Essa nova geopolítica será organizada por regras, interesses políticos e financeiros, como sempre, mas também com alguns componentes modernos.
Desta feita estamos diante de tecnologias bélicas jamais imaginadas pelo homem e tudo isso está a disposição e poderá ser usado nos conflitos, a maior preocupação disso tudo é que agora, outros países também possuem um “porrete” poderoso!

Fica a reflexão!

Estamos diante de mudanças profundas na sociedade e na geopolítica mundial, o que poderá acarretar consequências danosas e sem precedentes!
O futuro irá nos dizer como será: “A nova era da geopolítica mundial”.

*Prof. Luís Eduardo Souza Fraga

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Porto Alegre recebe a comitiva da 42ª Feovelha, de Pinheiro Machado
Nosso silêncio
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa na Tarde