Sábado, 17 de Janeiro de 2026
Por Redação Rádio Pampa | 16 de janeiro de 2026
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta sexta-feira (16), no Rio de Janeiro, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em encontro que antecede a assinatura do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia.
A reunião teve início por volta das 14h. Após posarem para a foto oficial, Lula e Ursula deram uma declaração conjunta à imprensa. Durante a fala, o presidente brasileiro destacou a longa duração das negociações e classificou o processo como “25 anos de sofrimento e tentativa de acordo”.
Segundo Lula, o tratado vai além dos interesses econômicos e reflete valores compartilhados entre os dois blocos. “Esse acordo de parceria vai além da dimensão econômica. A União Europeia e o Mercosul compartilham valores como o respeito à democracia, ao Estado de Direito e aos direitos humanos”, afirmou.
O presidente ressaltou ainda o caráter histórico do acordo, cuja assinatura está prevista para este sábado (17), em Assunção, no Paraguai. “Amanhã, União Europeia e Mercosul farão história ao criar uma das maiores áreas de livre comércio do mundo, reunindo cerca de 720 milhões de pessoas e um produto interno bruto de US$ 22 trilhões. Essa é uma parceria baseada no multilateralismo”, declarou.
Lula acrescentou que o fortalecimento do diálogo político e da cooperação entre os blocos contribuirá para a garantia de padrões elevados de direitos trabalhistas e de proteção ao meio ambiente.
Após a fala do presidente brasileiro, Ursula von der Leyen classificou o acordo como uma conquista histórica. Segundo ela, o entendimento representa o resultado de esforços de “uma geração inteira” de negociadores e líderes políticos.
“Por mais de duas décadas, inúmeros negociadores e seus líderes trabalharam nesse acordo com o Mercosul, que levou 25 anos para ser concluído. Ele agora está finalizado e é uma conquista de uma geração inteira”, afirmou. Ursula também agradeceu a Lula pela condução das tratativas recentes. “A liderança política, o compromisso pessoal e a paixão que o senhor demonstrou nas últimas semanas e meses foram decisivos para alcançar esse resultado”, disse.
A presidente da Comissão Europeia agradeceu ainda o que chamou de “direcionamento habilidoso” do presidente brasileiro durante as negociações e destacou o caráter histórico do acordo.
A reunião no Rio ocorreu na véspera da cerimônia oficial de assinatura do tratado comercial, que será realizada em Assunção. Lula não participará do evento. O Brasil será representado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
Para a diplomacia brasileira, o encontro entre Lula e Ursula tem peso político superior ao da cerimônia formal. O governo avalia que a reunião reforça o protagonismo do Brasil como principal articulador político do acordo entre Mercosul e União Europeia.
O acordo prevê a redução ou eliminação gradual de tarifas de importação e exportação entre os dois blocos e dará origem à maior zona de livre comércio do mundo.