Segunda-feira, 10 de Novembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 9 de novembro de 2025
O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, embarcou nesse domingo (9) para Belém do Pará, onde participa até sábado (15) da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30). Ele é um dos representantes de governos e organizações sociais escalados para os debates previstos na agenda do evento intrernacional.
Ao longo dos próximos dias, o chefe do Executivo da capital gaúcha detalhará as medidas de reconstrução da cidade desde a enchente recorde de maio do ano passado, bem como ações de resiliência abrangidas pelo Plano de Ação Climática (Plac) apresentado à população após a tragédia ambiental.
Ao transmitir o cargo à presidente da Câmara de Vereadores, Nádia Gerhard (a vice-prefeita Betina Worm também cumpre agenda fora do Rio Grande do Sul), ele declarou sobre a viagem:
“A COP30 é o momento de olharmos para as políticas climáticas e analisarmos o que tem dado certo e o que, juntos, podemos qualificar. Aprendemos muito com a enchente de 2024 e nos reerguemos mais fortes, mas assumimos o compromisso de construirmos medidas eficazes e democráticas, alinhadas com os governos estadual e federal”.
Programação
Nesta segunda-feira (10), Sebastião Melo falará no painel “Cidades Sustentáveis”, cuja pauta inclui o planejamento urbano e as redes elétricas como infraestrutura crítica frente aos eventos climáticos extremos. Também está programada uma visita ao Porto do Futuro II, região portuária que passou por revitalização urbana na cidade-sede da COP30.
A terça-feira (11) será marcada pela assinatura de um termo de compromisso com o governo federal a respeito da gestão de resíduos e economia circular. Na agenda consta, ainda, a participação como palestrante no painel “Plano Rio Grande e as ações de resiliência climática”, juntamente com o governador gaúcho Eduardo Leite.
Na quarta-feira (12), o chefe do Executivo municipal apresentará dados sobre o planejamento climático de Porto Alegre, além de conceder palestras sobre implementação do compromisso pelo chamado “federalismo climático”. Também estará presente no lançamento de um projeto-piloto mundial de seguro contra desastres climáticos.
Já para a quinta-feira (13) a pauta é o lançamento do Edital de Contratação de Sensores de Descargas Atmosféricas de Porto Alegre. As atividades de sexta-feira (14) ainda não foram divulgadas.
Ao longo da COP30, o prefeito deve realizar encontros bilaterais com o ministro das Cidades, Jader Barbalho, e com o prefeito de Belém, Igor Normando. Reuniões também estão confirmadas com ao memos duas autoridades estrangeiras: o secretário de Meio Ambiente e Ecologia de Hong Kong (China), Chin Wan, e a vice-presidente de Ação Climática e Agenda Estratégica de Barcelona (Espanha), Janez Sanz.
Papel dos municípios
Na semana passada, no Rio de Janeiro, Sebastião Melo participou da Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), que integra a Cúpula Mundial de Prefeitos neste ano e antecedeu a COP30. O grupo de líderes redigiu uma carta a ser apresentada na COP30, com propostas sobre o papel dos municípios no enfrentamento de desafios ambientais globais e combate a mudanças climáticas.
Melo viaja acompanhado de sua chefe de Gabinete, Carolina Seeger, e do secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Germano Bremm. Completa a comitiva a diretora de Projetos e Políticas de Sustentabilidade da pasta, Rovana Reale. O retorno para Porto Alegre está previsto para sábado (15).
(Marcello Campos)