Quinta-feira, 06 de Novembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 5 de novembro de 2025
Os navegadores de IA são uma aposta cada vez mais frequente na Internet e revelam o “novo campo de batalha” das grandes empresas de tecnologia. Isso porque eles chegam com a ideia de usar inteligência artificial para facilitar a navegação dos usuários na web, seja na busca de informações, organização de conteúdos, realização de tarefas ou até mesmo para clicar, acessar e navegar por páginas na Internet no lugar do internauta. Dessa forma, os navegadores de IA podem colocar em risco outros navegadores tradicionais, como Firefox e Google Chrome, buscador mais usado no mundo, já que podem otimizar a experiência das pessoas. Nas próximas linhas, entenda mais detalhes sobre essa tecnologia.
1. O que são navegadores com IA?
Navegadores com IA são buscadores que usam recursos de inteligência artificial para otimizar a experiência do usuário que navega pela web. Dessa forma, essa nova geração de navegadores se diferencia das opções tradicionais por oferecer funcionalidades capazes de automatizar processos e tornar a navegação mais fluida. Na prática, em vez de a pessoa clicar em página por página, rolar telas e buscar determinadas informações, os navegadores com IA podem assumir algumas destas tarefas e navegar pela Internet no lugar do usuário.
Portanto, essa nova tecnologia pretende reduzir os esforços manuais dos internautas e economizar o tempo das pessoas, que podem se dedicar a outras atividades enquanto os navegadores realizam a parte mais trabalhosa. Por exemplo, os navegadores podem ser úteis como assistentes pessoais para tarefas repetitivas, como criar listas, buscar preços e cotações, organizar informações, entre outras ações. Há opções com mais autonomia, capazes de adicionar itens no carrinho de compras do usuário, marcar compromissos, enviar e-mails, agendar viagens, preencher formulários, etc.
2. Guerra dos Navegadores
Essa tecnologia fez surgir um “novo campo de batalha” entre as bigtechs, que passaram a lançar navegadores com IA para competir com os concorrentes. Grandes empresas da área, como Opera, OpenAI, Perplexity AI e Microsoft, divulgaram os seus produtos recentemente, com a promessa de facilitar a navegação dos usuários. A seguir, saiba mais sobre o diferencial dos seguintes navegadores com IA.
Comet
O Comet é o navegador com IA integrada desenvolvido pela empresa Perplexity. Ele foi anunciado em julho de 2025 para automatizar tarefas para o usuário e oferecer integração com ferramentas de produtividade online. A tecnologia é compatível tanto com dispositivos Windows quanto macOS.
As principais funcionalidades do Comet estão voltadas à produtividade, estudos e pesquisa. É possível usar a tecnologia para fazer resumo de textos longos em páginas da web e arquivos PDFs; desenvolvimento de quizzes que podem auxiliar a rotina de estudos dos internautas; pesquisa por artigos científicos e usar o recurso “modo de voz” para praticar outros idiomas.
Atlas
Para entrar na corrida dos navegadores com IA, em outubro de 2025, a Open AI, dona do ChatGPT, lançou o Atlas. Esse buscador chega para competir diretamente como Google Chrome e, por enquanto, está disponível para notebooks da Apple, mas em breve poderá ser acessado nos sistemas Windows, iOS (iPhone) e Android. Por ter integração direta com o ChatGPT, o Atlas possibilita que os internautas abram uma nova aba para interagir com a IA e fazer perguntas, por exemplo, sem a necessidade de alternar entre abas durante a navegação.
O Atlas ainda é capaz de armazenar detalhes do histórico do usuário para abrir determinadas páginas novamente, se for necessário, para retomar tarefas que foram interrompidas, por exemplo. O buscador também usa essas informações para personalizar e otimizar a experiência de navegação, o que traz sugestões mais alinhadas às necessidades dos usuários.
Opera Neon e Opera One
Em maio de 2025, a Opera lançou o Opera Neon, primeiro navegador integrado a agentes de IA no mundo. O diferencial do buscador é que ele possibilita que o internauta use a inteligência artificial integrada para fazer pesquisas, obter respostas e dados sobre a página em que está navegando, além de automatizar ações, como preencher formulários, fazer reservas e compras online. O Opera Neon pode operar sozinho com base na intenção do usuário e navegar com ele e para ele no próprio computador.
Já o Opera One, outro navegador com IA da empresa, foi lançado em 2023 para substituir o tradicional navegador Opera. Na época, o buscador surgiu com o intuito de inaugurar uma era nova na navegação na Internet. Com a inteligência artificial integrada capaz de acessar a web em tempo real, o internauta pode usar a tecnologia como um assistente inteligente durante a navegação.
Microsoft Edge
O Microsoft Edge também incrementou ferramentas de IA na navegação com uma integração profunda com o Microsoft Copilot, a inteligência artificial da empresa. Especialmente após o lançamento do Atlas, da OpenAI, a Microsoft anunciou o Modo Copilot para Edge, versão que integra IA direto na navegação, como um assistente inteligente.
Essa versão do navegador da Microsoft apresenta funcionalidades variadas, como a análise das abas que estão abertas, resumos de conteúdos, preenchimento de formulários, comparação de informações, realização de tarefas como compras online e reservas de viagens e restaurantes, entre outras ações.
3. Google Chrome vai acabar?
O Google Chrome é o navegador tradicional mais utilizado ao redor do mundo. Contudo, com o lançamento de diversos buscadores que possuem integração com ferramentas de inteligência artificial, essa liderança pode ser afetada e não há uma garantia de que o navegador do Google permaneça no topo da lista. Entretanto, para competir com a concorrência, o buscador lançou o Modo IA e promoveu maior integração na navegação com o Gemini Google, inteligência artificial da empresa.
Com isso, os usuários podem acessar respostas para perguntas complexas já na página principal do buscador, analisar fotos com explicações, fazer perguntas usando a voz e conferir históricos de pesquisas facilmente. Portanto, os internautas conseguem utilizar a IA para agilizar pesquisas aprofundadas e obter contexto em imagens, tornando a experiência de navegação mais otimizada.