Sábado, 29 de Novembro de 2025

Home Variedades Adeus, Windows?! Google prepara novo Android para PCs que deve matar o ChromeOS

Compartilhe esta notícia:

Por mais que o Google tenha o ChromeOS para notebooks de entrada e outros dispositivos com formato de PC tradicional, esse software nunca foi muito popular.

Por isso, a gigante das buscas tem trabalhado ativamente em um novo sistema ainda mais completo e que acaba com todas as limitações do ChromeOS, sendo que ele será baseado no Android que conhecemos dos smartphones.

E, segundo o pessoal do Android Authority, o projeto do Aluminum OS começou a ganhar forma, uma vez que o Google tem publicado diversas vagas de emprego no LinkedIn, onde deixa bem claro que está em busca de programadores que trabalhem com um Android voltado a telas maiores.

Assim, o Aluminum OS poderá ser usado em notebooks de entrada em substituição ao ChromeOS e até mesmo em Mini PCs no melhor estilo Apple Mac Mini.

Um detalhe importante dessas novas vagas no Google é o grande foco em Inteligência Artificial, uma vez que esses programadores devem trabalhar para que ela seja o “elemento central” do Android para PCs.

Assim, o Gemini poderá executar diversas tarefas de forma automatizada para o usuário. Uma descrição de vaga diz:

“A equipe será responsável por impulsionar as plataformas e dispositivos ChromeOS e Aluminium (por exemplo, Android), em conjunto com partes interessadas e parceiros externos. A equipe está trabalhando em um novo sistema operacional Aluminium, baseado em Android, e em um novo foco em dispositivos e experiências Premium. O Aluminium é um novo sistema operacional construído com Inteligência Artificial (IA) como núcleo”.

A presença dos termos “dispositivos e experiências premium” também chama a atenção, uma vez que isso indica que o Google pode apostar em notebooks, PCs e outros aparelhos mais caros.

No momento, o Google não chega a dizer claramente quando o Aluminum OS será lançado, mas a empresa também dá indícios de que está preparando uma “transição” do ChromeOS para o novo sistema baseado no Android.

Isso porque nos códigos é possível ver referências ao “ChromeOS Classic” e também ao “Android Desktop”.

Em outra frente, a gigante das buscas já firmou um acordo com a Qualcomm para lançar esses novos PCs com chips Snapdragon, enquanto as opções mais acessíveis podem contar com plataforma MediaTek.

Inclusive, já tem fabricante chinesa trabalhando para usar esse Android PC com sua skin proprietária “por cima”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Variedades

Inteligência artificial: chatbots têm erros graves como fonte de notícias 45% das vezes, diz estudo feito na Europa
Colesterol tem papel decisivo na saúde cerebral, mostram estudos
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News