Domingo, 23 de Junho de 2024

Home Porto Alegre Aeroporto de Porto Alegre tem três opções para renegociar contrato; entenda

Compartilhe esta notícia:

A Fraport, administradora do Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre, solicitou à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) uma reavaliação dos termos do contrato de concessão diante dos prejuízos causados pelas recentes enchentes no Rio Grande do Sul.

O aeroporto permanece tomado pelas águas e inoperante desde os eventos climáticos adversos, com previsão de ficar fechado pelo menos até agosto. As cenas são catastróficas, com a pista de pouso e decolagem submersa, aeronaves cobertas pela água e áreas internas danificadas.

Danos estruturais

Especialistas apontam que a infiltração de água na pista pode ter causado danos estruturais que exijam a refeição completa do pavimento, uma vez que o peso das aeronaves pode afundá-la em determinados trechos.

A Fraport alega que o tamanho do prejuízo ainda não pode ser dimensionado, pois é necessário aguardar a redução do nível das águas para avaliar os danos em áreas como o saguão e os equipamentos de check-in, que também foram danificados.

Reequilíbrio econômico-financeiro

Diante dessa situação, a empresa solicitou à Anac um reequilíbrio econômico-financeiro do contrato, procedimento previsto para eventos adversos. Após a contabilização dos danos, três opções estão em análise: redução do pagamento da outorga à União; alongamento do período de contrato ou aumento da tarifa paga pelos passageiros.

A Anac reconheceu a razão do pedido da Fraport, mas não há prazo definido para a reavaliação até que os prejuízos sejam adequadamente mensurados. Enquanto isso, a base militar de Canoas tem auxiliado nas operações, mas com capacidade limitada em relação ao fluxo usual do aeroporto.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Vale do Taquari: Exército vai refazer travessias levadas pelas cheias no Rio Grande do Sul
Ministro Paulo Pimenta pode coordenar de Brasília secretaria extraordinária para reconstrução do Rio Grande do Sul
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde