Quinta-feira, 06 de Agosto de 2026
Por Redação Rádio Pampa | 5 de agosto de 2026
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), voltaram a se reunir após um período de afastamento político entre os dois. O encontro ocorreu na noite de terça-feira (4), na residência do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, e contou também com a presença do ministro Cristiano Zanin.
Moraes e Zanin foram os responsáveis pela articulação para aproximar Lula e Alcolumbre e viabilizar a conversa. A informação foi publicada pela colunista Bela Megale, do jornal O Globo, e confirmada por interlocutores dos participantes do encontro.
Na manhã dessa quarta-feira (5), ao chegar ao Senado, Alcolumbre foi questionado sobre como havia sido a reunião com o presidente da República. O senador respondeu apenas: “Segredo”.
Segundo relatos de pessoas próximas aos dois lados, a reunião teve como principal objetivo promover uma reaproximação e reduzir a tensão existente entre Lula e Alcolumbre. O encontro é descrito como um gesto para “quebrar o gelo” após meses de distanciamento entre os dois.
O rompimento ocorreu principalmente a partir de abril, quando o Senado rejeitou, em uma articulação conduzida por Alcolumbre, a indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para uma vaga no Supremo Tribunal Federal. A decisão foi considerada uma derrota política para o governo federal.
A conversa entre Lula e Alcolumbre durou entre duas e três horas. De acordo com os relatos, não foram tratados temas específicos da agenda política ou de votações no Congresso. O diálogo teria sido concentrado em questões relacionadas às divergências acumuladas e às chamadas “mágoas do passado”. As pendências políticas, segundo interlocutores, devem ser discutidas em outro momento, após o período eleitoral.
Assessores dos dois lados avaliam que o encontro foi positivo e representou um passo para restabelecer a relação institucional entre o presidente da República e o chefe do Senado. A avaliação é de que a retomada do diálogo pode contribuir para normalizar a interlocução entre o Executivo e o Legislativo.
Antes da reunião, Lula vinha resistindo a um encontro com Alcolumbre, enquanto o senador buscava demonstrar interesse em retomar a aproximação. Segundo aliados, Alcolumbre vinha enviando mensagens, por meio de pessoas próximas aos dois, de que pretendia reconstruir as pontes com o presidente.
Além da rejeição ao nome de Jorge Messias para o STF, Lula também demonstrava insatisfação com outros movimentos de Alcolumbre relacionados a pautas consideradas prioritárias pelo governo. Entre elas, estava a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da escala de trabalho 6×1, uma das bandeiras defendidas pelo presidente durante a campanha de reeleição. (Com informações do colunista Valdo Cruz, do portal de notícias g1)