Domingo, 11 de Maio de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 16 de dezembro de 2023
O Fluminense já conhece o time que irá enfrentar na semifinal do Mundial de Clubes 2023. Será o Al Ahly, que venceu Al-Ittihad, da Arábia Saudita, por 3 a 1 no King Abdullah Sports City Stadium. A equipe egípcia tem bagagem na competição e avançou para a fase semifinal pela quarta vez seguida.
No Mundial de 2020, Al Ahly venceu Al-Duhail, do Catar, por 1 a 0, em partida válida pelas quartas, e garantiu vaga na semifinal. Nesta fase, contudo, o time egípcio perdeu para o Bayern de Munique por 2 a 0. Por outro lado, venceu o Palmeiras nos pênaltis por 3 a 2 e ficou com o terceiro lugar.
Já na edição de 2021, os egípcios venceram o Monterrey, do México, por 1 a 0, pelas quartas, e avançaram à semifinal. O destino quis um reencontro com o Palmeiras, que levou a melhor dessa vez e venceu por 2 a 0. Apesar disso, na disputa pelo terceiro lugar, Al Ahly não tomou conhecimento do Al-Hilal e goleou o time saudita por 4 a 0.
No Mundial de 2022, disputado no início deste ano, Al Ahly entrou na primeira fase. Nela, bateu o Auckland City, da Nova Zelândia, por 3 a 0. Nas quartas, os egípcios enfrentaram o Seattle Sounders, dos Estados Unidos, e venceram por 1 a 0.
Na semifinal, encararam o Real Madrid, mas foram derrotados pelo placar de 4 a 1. Na disputa do terceiro lugar, mediram forças contra o Flamengo e fizeram jogo duro, mas perderam de virada por 4 a 2.
Gigante
Gigante do futebol africano, o Al Ahly tem uma grande torcida que é conhecida pela bonita festa e apoio ao time. Mostrou isso no duro confronto pelo terceiro lugar com o Flamengo, no Mundial de 2022, disputado em fevereiro deste ano, no Egito.
Com duas viradas, o confronto só foi definido no fim, após uma expulsão de um jogador egípcio. Gabigol abriu o placar logo aos 11 minutos, de pênalti, mas o Al Ahly buscou o empate ainda no primeiro tempo, aos 38.
E no segundo virou o placar aos 15. O time era melhor, mas acabou prejudicado com a expulsão de Abdelfattah, aos 24. Oito minutos depois, o Flamengo, que passou a pressionar, empatou com Pedro. E virou na sequência com Gabigol, em mais um pênalti, aos 40.
Com o jogo ganho, o Rubro-Negro fechou o placar com Pedro, contra um adversário duro e que agora pega o Fluminense em busca de sua primeira final. Daquele time que jogou 10 meses atrás, seis foram titulares contra o Al-Ittihad, na sexta.
Assim como foi contra o Flamengo, o Fluminense agora sabe que vai enfrentar um time que não fica apenas se defendendo, e gosta de sair em transições rápidas da defesa para o ataque, o que costuma ser um problema para a equipe de Fernando Diniz.
Desta vez, o Al Ahly chega melhor fisicamente, com apenas 16 partidas disputadas contra um Tricolor em fim de temporada e com 70 jogos nas costas.
No Ar: Pampa Na Tarde