Quarta-feira, 24 de Setembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 23 de setembro de 2025
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (23), durante discurso na abertura da 80ª Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), em Nova York (EUA), que agressões e tentativas de interferência no Judiciário brasileiro são “inaceitáveis”.
“Mesmo sob ataque sem precedentes, o Brasil optou por resistir e defender sua democracia reconquistada há 40 anos pelo seu povo depois de duas décadas de governos ditatoriais”, disse Lula.
“Não há justificativas para as medidas unilaterais e arbitrárias contra as nossas instituições e nossa economia. Agressão contra a independência do Poder Judiciário é inaceitável. Essa ingerência em assuntos internos conta com o auxílio de uma extrema direita subserviente e saudosa das antigas hegemonias”, completou o petista.
Lula afirmou que “falsos patriotas arquitetam e promovem publicamente ações contra o Brasil”. “Não há pacificação com impunidade”, emendou.
O Brasil é tradicionalmente o responsável pelo discurso de abertura da Assembleia Geral da ONU. A fala de Lula ocorreu no dia seguinte à nova rodada de sanções do governo norte-americano a cidadãos brasileiros como reação à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).