Terça-feira, 13 de Maio de 2025

Home Mundo “Ainda estou aprendendo a ser papa”, brinca Leão XIV

Compartilhe esta notícia:

Em menos de uma semana de pontificado, Leão XIV mostrou um estilo mais irreverente. O novo papa arriscou algumas piadas e brincou com a própria inexperiência no comando da Igreja. Leão XIV esbanjou bom humor ao chegar a uma audiência com jornalistas e comunicadores católicos. Ele entrou no auditório sob uma salva de palmas.

“Obrigado por essa recepção maravilhosa. Dizem que quando há aplausos no começo, o resto não importa tanto. Se ainda tiver alguém acordado para aplaudir no fim, muito obrigado”, brincou.

Após um discurso em que defendeu a liberdade de imprensa, o Papa desceu do palco para cumprimentar colaboradores e jornalistas que cobrem o dia a dia do Vaticano.

Ao ver um padre distribuindo rosários, ele perguntou se deveria entregar as lembranças com as próprias mãos. Diante da negativa, comentou com os repórteres:

“Ainda estou aprendendo a ser Papa”, exclamou. Leão XIV também fez graça com a portuguesa Aura Miguel, da emissora católica Rádio Renascença. A jornalista quis saber se ele visitaria o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, cujo dia é celebrado nesta quarta.

“O cardeal Prevost já tinha planejado uma ida ao Santuário, mas agora os seus planos mudaram…”, respondeu o papa.

Torcedor do Chicago White Sox, o Pontífice autografou uma bola de beisebol levada por um jornalista americano. Menos carismático que o Papa Francisco, Leão XIV era descrito como um cardeal discreto, que sorria e falava pouco. Esse estilo pode ter começado a mudar após a fumaça branca.

Na quinta à noite, o Papa já havia protagonizado um momento de descontração. Horas depois de ser eleito, ele foi abordado por uma menina que lhe pediu um autógrafo. Com a caneta na mão, brincou com o fato de ter que escrever um novo nome:

“Preciso treinar a assinatura, aquela antiga não serve mais…”, brincou.

Conclave

O cardeal Désiré Tsarahazana, de Madagascar, declarou à rádio italiana RAI que o novo papa teve mais de 100 votos no conclave .

“Ele é um excelente papa e teve muito mais de 100 votos”, afirmou Tsarahazana. “A reunião desta manhã correu muito bem, também falámos sobre a necessidade de tornar a igreja mais colegial.”

Para ser eleito o novo pontífice, Leão XIV precisava de dois terços dos votos – isto é, votos de pelo menos 89 dos 133 cardeais.

O papa, que até então utilizava o nome de Robert Prevost, também falou sobre os motivos para a escolha do nome, afirmando que gostaria de continuar no caminho do papa Leão XIII, que abordou “a questão social no contexto da primeira grande revolução industrial”.

Leão XIII governou a Igreja Católica Romana de 1878 até sua morte em 1903 e é lembrado como um papa da doutrina social católica. Ele escreveu uma famosa carta aberta a todos os católicos em 1891, chamada “Rerum Novarum” (“Da Mudança Revolucionária”), que refletia sobre a destruição causada pela Revolução Industrial na vida dos trabalhadores.

“Em nossos dias, a Igreja oferece a todos o tesouro de sua doutrina social em resposta a outra revolução industrial e aos desenvolvimentos no campo da inteligência artificial que representam novos desafios para a defesa da dignidade humana, da justiça e do trabalho”, disse Leão XIV. As informações são do jornal O Globo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Fraude do INSS tem 2,5 vezes mais repercussão que a crise do Pix em grupos de mensagem, mostra pesquisa
Programa CNH Social vai oferecer 3 mil vagas de formação para motoristas do Rio Grande do Sul; saiba como se inscrever
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Madrugada