Quinta-feira, 04 de Setembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 3 de setembro de 2025
Com um histórico de mais de cinco décadas de atuação em Porto Alegre, a Aldeias Infantis SOS promove um seminário para compartilhar os aprendizados e resultados da ação humanitária, iniciada há um ano e que teve como objetivo prestar apoio às famílias em situação de vulnerabilidade atingidas pela catástrofe climática no Rio Grande do Sul.
O “Seminário Ação Humanitária em contextos de emergências sociais e climáticas”, ocorre nesta quinta (4), das 13h30min às 17h30min, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), no Centro Histórico de Porto Alegre.
O objetivo do Seminário é socializar com representantes de diferentes Organizações da Sociedade Civil, do poder público e com a comunidade, os resultados dessa iniciativa que atendeu mais de cerca de 300 famílias ao longo de um ano.
“Apesar da nossa experiência atuando em frentes emergenciais no Brasil e em outros países, a situação vivida em Porto Alegre foi desafiadora e gerou uma série de aprendizados que serão úteis em eventuais novas ocorrências. Além disso, a comunidade também poderá compartilhar suas experiências quanto aos impactos da ação humanitária em suas vidas e o que esperam de agora em diante”, explica José Carlos Sturza de Moraes, que coordena as atividades do projeto, que segue em apoio às famílias na capital gaúcha
Durante o encontro, a Aldeias Infantis SOS apresentará um balanço, destacando a forma de atuação da Organização frente à tragédia, elencando procedimentos, estratégias, linhas de atuação e as redes estabelecidas para garantir êxito nas atividades. Que incluíram mapeamento comunitário com crianças, adolescentes e famílias, acerca das vulnerabilidades e potencialidades para a resposta a novas situações de emergência climática.
Além da comunidade e representantes da Organização, estarão reunidos no evento representantes da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), Cruz Vermelha, Defensoria Pública do Rio Grande do Sul, além lideranças comunitárias da Fazendinha e Asa Branca, localizadas na zona norte da capital e que são atendidas pela ação humanitária da Aldeias Infantis SOS.
Os convidados se dividirão em duas mesas para debates com os seguintes temas “Protocolo de Ação Humanitária da ONU, Agências e Organizações Humanitárias” e “A Enchente de 2024 e o Projeto de Ação Humanitária da Aldeias Infantis SOS em Porto Alegre”.
Programação
1ª Mesa = Protocolo de Ação Humanitária da ONU, Agências e Organizações Humanitárias | 13h30min/15h
● Pollyana Lima, ACNUR
● Aline Missel, Cruz Vermelha
● Michéle Mansor (online), Gerente Nacional de Desenvolvimento Programático da Aldeias Infantis SOS
● José Carlos Sturza de Moraes, coordenador geral do Projeto de Ação Humanitária de Porto Alegre – Aldeias Infantis SOS
2ª Mesa = A Enchente de 2024 e o Projeto de Ação Humanitária da Aldeias Infantis SOS em Porto Alegre | 15h15/17h30min
● Rodolfo Lorea Malhão, Defensor Público do Rio Grande do Sul
● Roberta Botezine, coordenadora técnica do Projeto de Ação Humanitária de Porto Alegre – Aldeias Infantis SOS
● Carolina Medina Ribeiro dos Santos, Assistente de Desenvolvimento Familiar e Comunitária
● Frederico Oliveira Flores, educador social do projeto
● Monique Silva Porto, educadora social do projeto
● Rudmar Nunes da Silveira Junior, assistente social do projeto
Serviço
Seminário Ação Humanitária em contextos de emergências sociais e climáticas – cuidando de crianças e famílias
Quando: 04 de setembro
Horário: 13h30 às 17h30
Onde: Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) – Rua Duque de Caxias, 968
Sobre a ação humanitária
A Aldeias Infantis SOS já beneficiou mais de 18 mil pessoas com apoio emergencial desde a enchente do ano passado, incluindo a distribuição de itens essenciais. A etapa emergencial garantiu a entrega de mais de 105 toneladas de suprimentos, entre colchões, cestas básicas, produtos de higiene e limpeza.
Desde novembro do ano passado, quando a nova fase do trabalho foi apresentada à sociedade, a iniciativa avançou para um plano continuado de apoio, atuando diretamente junto a cerca de 300 famílias e a 170 crianças e adolescentes das comunidades das Vilas Asa Branca e Fazendinha, no bairro Sarandi, em Porto Alegre. Por meio da Ação Humanitária mais de 900 pessoas estão recebendo acompanhamento psicossocial, além de atividades educativas nos Espaços Amigáveis.
Sobre a Aldeias Infantis SOS
A Aldeias Infantis SOS (SOS Children’s Villages) é uma organização global, de incidência local, que atua no cuidado e proteção de crianças, adolescentes, jovens e famílias. A organização lidera o maior movimento de cuidado do mundo e atua junto a meninas e meninos que perderam o cuidado parental ou estão em risco de perdê-lo, além de desenvolver ações humanitárias.
Fundada na Áustria, em 1949, está presente em mais de 130 países. No Brasil, atua há 58 anos e mantém cerca de 80 projetos, em 30 localidades de Norte ao Sul do país. Ao trabalhar junto com famílias em risco de se separar e fornecer acolhimento para crianças e adolescentes que perderam o cuidado parental, a Aldeias Infantis SOS luta para que nenhuma criança cresça sozinha.
No Ar: Pampa News