Quarta-feira, 18 de Fevereiro de 2026
Por Redação Rádio Pampa | 17 de fevereiro de 2026
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou o deputado federal Guilherme Derrite (PP-SP) a visitar Jair Bolsonaro (PL) no Complexo Penitenciário da Papuda, conhecido como Papudinha. Com a decisão, ficou estabelecido o calendário de visitas ao ex-presidente após o ponto facultativo do Carnaval. As informações foram divulgadas pela CNN Brasil.
A autorização ocorre no contexto do cumprimento de pena imposto ao ex-presidente e segue os trâmites previstos nas determinações judiciais e nas normas da unidade prisional. O cronograma define datas e horários específicos para a entrada de autoridades políticas, respeitando os procedimentos de segurança adotados pelo sistema penitenciário do Distrito Federal.
Guilherme Derrite é ex-secretário de Segurança Pública de São Paulo e tem atuação destacada na área de segurança pública no Congresso Nacional. Ele é apontado como possível candidato ao Senado nas próximas eleições. Na Câmara dos Deputados, foi relator do chamado PL Antifacção, aprovado no ano passado com o objetivo de endurecer as penas para crimes praticados por organizações criminosas e ampliar instrumentos de combate a facções. O texto aprovado estabeleceu mudanças em dispositivos do Código Penal e da legislação correlata.
Outras visitas já haviam sido autorizadas anteriormente por Alexandre de Moraes, entre elas a do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). A definição das datas e horários segue critérios estabelecidos pela administração do presídio e pelas determinações do Supremo Tribunal Federal, que supervisiona o cumprimento das decisões relacionadas ao caso.
Confira o calendário de visitas ao ex-presidente:
* Senador Bruno Bonetti (PL-RJ): dia 18 de fevereiro, das 8h às 10h;
* Senador Carlos Portinho (PL-RJ): dia 18 de fevereiro, das 11h às 13h;
* Deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG): dia 21 de fevereiro, das 8h às 10h;
* Deputado federal Ubiratan Sanderson (PL-RS): dia 21 de fevereiro, das 11h às 13h;
* Deputado federal Guilherme Derrite (PP-SP): 25 de fevereiro, das 8h às 10h.
Pena
Jair Bolsonaro cumpre pena de 27 anos e 3 meses de prisão pela trama golpista relacionada aos atos posteriores às eleições de 2022. Ele está detido no 19º Batalhão da Polícia Militar no Distrito Federal, nas dependências do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.
De acordo com informações sobre a estrutura da unidade, Bolsonaro está alojado em uma das oito celas que dispõem de banheiro com box, chuveiro com água quente, cozinha equipada com geladeira, lavanderia, quarto com cama de casal e sala. Também é permitido o acesso a televisores e a equipamentos de ventilação mecânica, conforme as regras internas. A cela possui dimensões superiores às da Superintendência da Polícia Federal onde ele esteve anteriormente, espaço que tem cerca de 12 metros quadrados.