Terça-feira, 23 de Abril de 2024

Home Viagem e Turismo Algarve, em Portugal: conheça o novo point dos ricos e famosos no verão europeu

Compartilhe esta notícia:

Reynaldo Gianecchini acaba de voltar de férias de lá. Não é só ele: celebridades europeias, especialmente britânicas, são habitués ali. Atrás de mordomia e sossego, endinheirados rumam em direção ao sul de Portugal. A apenas 45 minutos de voo ou 2h30 de carro, a partir de Lisboa, a região do Algarve também é acessível para turistas “comuns”, digamos assim, na temporada de calor na Europa.

Caso a água transparente, os trechos de expressivas rochas esculpidas pelo vento, as quatro marinas, os sete restaurantes estrelados pelo Michelin e os 42 campos de golfe não sejam credenciais suficientes para a fama, o Algarve ostenta o título de Melhor Destino de Praia do Mundo.

A vitória do ano passado no World Travel Awards, premiação considerada o Oscar do turismo mundial, pode se repetir na edição 2022, cujos vencedores serão anunciados em outubro. Na Europa, concorre na mesma categoria, com finalistas que mantêm alto o nível da disputa; a francesa Cannes e a espanhola Maiorca, para citar algumas.

Abaixo do Alentejo (Portugal) e ao lado da Andaluzia (Espanha), o Algarve tem 200 quilômetros de costa. É comum a prática de esportes, conforme o trecho, variando entre modalidades como caiaque, vela e surfe. Das 130 praias, duas estão na lista das 40 melhores da Europa, publicada em abril deste ano pelo jornal britânico The Guardian. A deserta Cacela Velha fica dentro do Parque Natural da Ria Formosa, perto de Faro, lugar do aeroporto e capital da região. Já na vila de Ferragudo, falésias escoltam a Praia dos Caneiros, com espreguiçadeiras, guarda-sóis e serviço de bar.

Triângulo Dourado

Drinques e um gostinho da atmosfera dos VIPs são encontrados no Cuá Cuá Club, numa bonita casa da Quinta do Lago. Antes da balada, a noite pode começar com um jantar ali mesmo. No espaço, também funciona a Tasca José Avillez, restaurante inaugurado no início de junho deste ano.

O chef português é conhecido pelos brasileiros por sua participação como jurado nas duas primeiras temporadas do reality de gastronomia Mestre do Sabor, com Claude Troisgros e João Batista, na TV Globo. Entre tantas delícias do menu de Avilez, o cornetto temaki de tártaro de atum é saborosíssimo e ainda surpreende pela crocância na casquinha que envolve o recheio, no lugar da alga de um temaki tradicional.

Quinta do Lago, Vale do Lobo e Vilamoura formam a área chamada de Triângulo Dourado, a preferida pela maior parte das celebridades. Mansões compradas ou alugadas geralmente se localizam nesse espaço, entre Faro e Albufeira, cidade onde vive a cantora Bonnie Tyler (do hit Total Eclipse of the Heart, dos anos 1980) com o marido, Robert Sullivan, que lutou judô pelo Reino Unido na Olimpíada de Munique (1972).

Gruta de Benagil

De Albufeira, saem passeios de barco de três horas pela linda costa algarvia, até a Gruta de Benagil. A espetacular formação, com um vão no teto através do qual entram raios solares, é um cartão-postal do Algarve. Para deixar os passageiros o mais perto possível de mar, rocha e céu, o comandante da Algar Experience (passeio a 40 euros no verão) demonstra incrível destreza na entrada da gruta, parando pertinho da areia, sem atolar.

A parada para mergulho antes do retorno exige coragem para se jogar na água gelada. Dica dos locais: quanto mais próximo ao litoral da Espanha, o mar fica menos frio; a temperatura também depende da incidência de ventos na costa. E eles podem soprar bonito no Algarve. Para a navegação, uma jaqueta fina impermeável dá conta. À noite, mesmo no verão, um casaquinho pode ser útil.

Após o passeio, para um almoço genuinamente algarvio, experimente o restaurante A Sardinha, com varanda, na Praia dos Arrifes, em Albufeira. O vinho branco regional casa bem com amêijoas (molusco similar ao vôngole) e sardinhas grelhadas. Agosto, aliás, é a época dos festivais desse peixe, em Portimão, e de mariscos, em Olhão.

Campos de golfe

A agitada área de Vilamoura combina beach clubs na areia com campos de golfe no interior. O grupo Dom Pedro, além de dois hotéis e um apart hotel na área da marina, possui outra unidade em Lagos e cinco campos de golfe no Algarve. Não é preciso ficar num dos hotéis da marca para reservar os campos, mas quem busca ambos pode escolher a Dom Pedro Experience, com a acomodação e o esporte combinados.

Maior marina do Algarve, Vilamoura é muito procurada pelos visitantes, proprietários ou não de barcos. Com o clima quente, o cenário convidativo leva muitos a se aglomerarem na rua que contorna o U desenhado pela parte náutica. O movimento se espalha por pubs e restaurantes, num lado, e bares e lounges, na calçada oposta, próxima às embarcações.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Viagem e Turismo

Das frutas ao ovo na porta da geladeira: 6 alimentos guardados de maneira incorreta
Filme “Cinema Paradiso”, de Giuseppe Tornatore, vai virar série de TV
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Atualidades Pampa