Terça-feira, 27 de Janeiro de 2026

Home Política Aliados querem que Lula envie ao Congresso projeto sobre regras para presentes

Compartilhe esta notícia:

Aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva avaliam que ele deveria mandar um projeto de lei ao Congresso Nacional com regras sobre presentes.

Afinal, esse foi o argumento usado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) nesta semana: não há legislação específica para determinar o que são presentes “personalíssimos” recebidos por chefes de Estado no exercício do cargo, nem o que fazer caso eles sejam de alto valor.

No entanto, a medida não encontra aderência dentro do governo. Ao menos dois ministros disseram reservadamente que esse tema ainda não está em discussão e criticaram a ideia.

A decisão do TCU pode causar uma reviravolta no caso do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e das joias recebidas de presente por ele de governos do Oriente Médio, somando R$ 6,8 milhões, segundo a Polícia Federal.

Bolsonaro foi indiciado pela PF por peculato, associação criminosa e lavagem de dinheiro ao vender e tentar vender no exterior os presentes que, pelo entendimento dos investigadores, pertenciam à União devido aos seu alto valor.

Agora, 19 anos depois, Lula fala nos bastidores que vai “devolver” o relógio. Pelo entendimento atual – de que o presente pode ser considerado dele por falta de lei dizendo o contrário –, seria de fato uma devolução caso ele mandasse a peça avaliada em ao menos R$ 60 mil à própria Cartier, empresa que o presenteou.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Ex-presidente argentino é alvo de buscas e tem celular apreendido após denúncia de agressão contra ex-mulher
Grêmio confirma retorno dos jogos na Arena em 1º de setembro
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News