Terça-feira, 20 de Maio de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 20 de maio de 2025
O governador Eduardo Leite, agora no PSD, aumentará nos próximos dias sua ofensiva para trazer o Republicanos para a coligação que vai apoiar a pré-candidatura do vice-governador Gabriel Souza ao Palácio Piratini em 2026. A estratégia envolve uma conversa preliminar com o presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira. No Rio Grande do Sul, a primeira tarefa de Eduardo Leite será superar a crítica interna do Republicanos quanto à valorização do partido na atual base de apoio: com cinco deputados estaduais, o Republicanos ocupa apenas uma Secretaria – Habitação e Regularização Fundiária, ocupada pelo deputado Carlos Gomes, presidente regional do partido – sendo superado por bancadas menores, nos espaços de participação da gestão.
Senado começa a votar o fim da reeleição para presidente, governador e prefeito
Será nesta terça-feira a votação pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado do projeto de lei complementar que estabelece limites para o comprometimento da receita municipal com dívidas contraídas com a União. O PLP 224/2019 propõe alterações na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), de 2000, limitando o comprometimento anual dos municípios em 30% da receita anual, incluindo as transferências constitucionais. O relatório também incorporou uma emenda que reduz o limite de comprometimento para municípios menores: 20% para aqueles com população entre 10.001 e 100 mil habitantes e 10% para municípios com população igual ou inferior a 10 mil habitantes.
Nos últimos anos, disparam decisões do STF contra parlamentares
Um levantamento do Estadão mostra que decisões do STF contra parlamentares cresceram 20 vezes desde 2005. O número de ações da Corte com impacto direto sobre mandatos, aponta o levantamento, salta de 36 entre 1988 e 2004 para mais de 700 até 2025 e casos como os de Alexandre Ramagem e Carla Zambelli reacendem o embate entre os Poderes, acelerando projetos para limitar o poder dos ministros.
Novo plano para Mata Atlântica inclui a Floresta Nacional de Canela
O plano do Governo Federal, com metas até 2027, prevê cerco judicial a desmatador e 5,2 mil km de trilhas. No caso da rede nacional de trilhas, o plano prevê principalmente caminhos nas regiões sul e sudeste, em áreas como a Serra da Mantiqueira e da Bocaina, o Parque Nacional da Tijuca e a Floresta Nacional de Canela, no Rio Grande do Sul. Segundo o ministério, o reconhecimento (no caso das que já existem e passam a integrar a rede) ou implementação dessas trilhas cria estratégias de monitoramento e sinalização, entre outros parâmetros.
Compartilhamento de dados sobre agressões aa mulheres entre Saúde e Segurança: demorou
As secretarias da Saúde e da Segurança Pública anunciaram ontem que vão trocar informações sobre violência contra a mulher. O acordo firmado pelas duas pastas é considerado uma forma de a polícia contornar a subnotificação de casos de agressão, pois permitirá o acesso a informações de ocorrências de mulheres vítimas de violência que são notificados, de forma compulsória, no sistema do Ministério da Saúde que não chegam a ser registrados nas delegacias. O que chama a atenção, é que esse compartilhamento não existisse até agora.
Ministro da Agricultura anuncia exames negativos para novas suspeitas de gripe aviária
Na entrevista coletiva de ontem, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, atualizou as informações sobre a gripe aviária, após a confirmação de um foco de gripe aviária no município gaúcho de Montenegro. No fim da semana passada, surgiram sete casos suspeitos da doença, sendo dois deles em granjas comerciais: Aguiarnópolis (TO) e Ipumirim (SC). Um novo caso suspeito apareceu ontem no Rio Grande do Sul, em área de subsistência. A boa notícia, é que entre os casos de gripe aviária em investigação, deram negativo Nova Brazilândia (MT), Triunfo (RS) e Grancho Cardoso (SE). Outros três casos seguem em análise. Os focos investigados estão no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Tocantins, em Sergipe, no Ceará e no Mato Grosso.
A chapa dos sonhos?
Uma fonte do MDB repassou ao colunista o que algumas lideranças consideram ser a chamada “chapa dos sonhos” para a eleição de 2026, tida como imbatível:
* Governador – Gabriel Souza (MDB)
* Vice – Indicação do PP: Silvana Covatti ou Ernani Polo
* Senado – Eduardo Leite (PSD) e Luciano Zucco (PL).
* Instagram: @flaviorrpereira
No Ar: Show de Notícias