Domingo, 09 de Novembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 8 de novembro de 2025
Neste domingo (9), milhares de estudantes irão realizar a primeira etapa do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025. Nesta fase, a prova vem acompanhada da temida redação. Mas o que fazer para aumentar as chances da tão sonhada nota mil? Ninguém melhor para responder do que quem conseguiu essa proeza nas últimas edições da prova.
Confira as dicas abaixo.
Cartilha do Participante
Aluna nota mil em 2019, Ana Flávia Pereira diz que entender os critérios de correção é o primeiro passo para quem quer tirar uma boa nota.
“Leiam o documento que o Inep publica todos os anos — a Cartilha do Participante. Lá, estão as regras do jogo: como o texto será avaliado, o que é importante e exemplos de redações nota máxima”, explica.
O documento está disponível no portal do Inep. Inclusive, uma orientação explícita, embora reforce uma regra já existente nas últimas edições do exame, chama a atenção pela forma como foi destacada no material deste ano: a proibição de “repertórios de bolso”. Tudo a ver com a próxima dica.
Repertórios
Para Anna Beatriz, que alcançou a nota mil na redação do Enem 2024, o segredo está em saber selecionar bem os repertórios socioculturais que serão usados no texto.
“Não adianta usar citações bonitas ou difíceis para impressionar o corretor. O importante é que o repertório esteja adequado ao eixo temático da proposta. Ele precisa conversar com o tema central, mostrando que você domina o assunto e usa o repertório de forma estratégica, não aleatória”, afirma.
O Inep recomenda que o candidato evite “referências prontas, memorizadas e frequentemente utilizadas pelos(as) participantes, de forma genérica e pouco aprofundada, sem uma conexão genuína com o tema proposto”.
Lucas Felpi, nota mil na redação do Enem 2018, recomenda um exercício simples para a reta final antes da prova.
“Releia as redações que você fez ao longo do ano. Isso ajuda a relembrar o vocabulário e os repertórios que utilizou, deixando tudo fresco na memória”, orienta.
Apresentação
Além do conteúdo, Lucas também destaca a importância de ter cautela com a parte estética da redação. “Deixe um tempinho para passar o texto a limpo, caprichar na caligrafia e garantir que ele fique legível”, completa.
Segundo o Inep, escrever de maneira indecifrável é uma das justificativas para os corretores atribuírem zero ao candidato. Também não é permitido:
• fazer uma assinatura, rubrica ou qualquer tipo de identificação;
• rabiscar no meio do texto;
• produzir desenhos e impropérios na folha.
Zeram a prova
Fique atento para não cometer nenhum desses 7 erros que levam à anulação do texto:
• Fuga ao tema
• Desobediência ao formato de dissertação
• Folha em branco ou com menos de 7 linhas
• Cópia dos textos motivadores
• Desenhos e sinais gráficos impróprios
• Partes desconexas ou com assinatura
• Texto escrito em língua estrangeira ou com letra ilegível
(As informações são do g1)