Domingo, 21 de Junho de 2026
Por Redação Rádio Pampa | 20 de junho de 2026
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) afirmou nesse sábado (20) que o disparo do alerta sonoro da Defesa Civil durante a madrugada não foi feito “pelas autoridades competentes responsáveis pelo sistema de alertas à população”. A agência, coordena a integração entre o sistema de alertas e operadoras de celular, reforçou que “não há qualquer motivo para preocupação”.
A nota da Anatel foi divulgada após a plataforma de envios Defesa Civil Alerta sofrer uma invasão e disparar notificações de alerta extremo para celulares de pelo menos sete unidades da federação na madrugada desse sábado.
O próprio Ministério da Integração já havia informado que a mensagem foi disparada por alguém alheio ao Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil. A Polícia Federal já iniciou a investigação do episódio.
Funcionamento
A Anatel explicou, na nota, o funcionamento do sistema: os alertas encaminhados pelas operadoras de telefonia móvel, utilizando a tecnologia Cell Broadcast, são originados exclusivamente na plataforma da Defesa Civil. Segundo a Anatel, às operadoras cabe apenas a transmissão dos comunicados para as áreas geográficas previamente definidas pelas autoridades de segurança e proteção civil.
A mensagem de alerta falso disparada continha a palavra “misantropia”, que significa aversão ou rejeição à humanidade. Segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, em razão da invasão, a plataforma de envios foi retirada do ar por volta da 1h30.
O alerta foi emitido para aparelhos de diversas regiões do país e, segundo a Defesa Civil, foi ordenado por alguém alheio ao Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.
A imagem disparada foi do tipo Alerta Extremo e continha, logo após a identificação da Defesa Civil a palavra MISANTROPI4 – que significa ódio à humanidade. O termo descreve indivíduos que evitam a vida em sociedade por repúdio aos comportamentos, falhas e costumes da soociedade em geral.
De acordo com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, por causa do provável ataque hacker, o sistema foi desligado e só será religado quando todas as condições de segurança forem restabelecidas. O governo informou ainda que adotará as medidas necessárias para impedir novos acessos indevidos e preservar a confiabilidade da ferramenta.
Rio de Janeiro
A exceção aconteceu no sistema de avisos da Defesa Civil Nacional por WhatsApp no Rio de Janeiro. Lá, o alerta mencionava deslizamentos de terra e vinha acompanhado de uma mensagem que zombava da situação. A frase dita no texto era “burros demais, papo reto”. (As informações são da CBN, g1 e Folha de S. Paulo)