Terça-feira, 09 de Agosto de 2022

Home Brasil Anvisa aprova primeiro autoteste para covid no Brasil

Compartilhe esta notícia:

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) concedeu, nesta quinta-feira (17), o primeiro registro de um autoteste para covid no Brasil. O produto é o “Novel Coronavírus (Covid-19) Autoteste Antígeno”, da empresa CPMH Comércio e Indústria de Produtos Médicos-Hospitalares e Odontológicos.

O produto aprovado usa como amostra de swab nasal não profunda. O resultado sai após 15 minutos. Segundo a Anvisa, a avaliação do pedido levou 16 dias, incluindo quatro dias utilizados pela empresa solicitante para atender exigências técnicas feitas pela agência.

“A publicação do registro está na Resolução RE 533/2022, publicada hoje (17) no Diário Oficial da União. A disponibilidade do produto no mercado depende da empresa detentora do registro”, informou a Anvisa.

Saiba mais

O autoteste é parecido com o teste rápido, mas pode ser feito por leigos, em casa. O kit vem com um dispositivo de teste, tampão de extração, filtro e o swab – uma espécie de cotonete usado para a coleta nasal, a mais comum.

O chamado “teste de antígeno” é capaz de identificar o antígeno viral, que é uma estrutura do vírus que faz com que o corpo produza uma resposta imunológica contra ele – os anticorpos.

Os testes de antígeno detectam essas estruturas. Se ele dá positivo, significa que a pessoa está infectada no momento do teste – e pode infectar outras.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Governo gaúcho entrega licença de instalação para aterro sanitário em São Borja
Porto Alegre: Revitalização do Muro da Mauá entre a rodoviária e o pórtico de acesso ao cais é entregue
Deixe seu comentário
Pode te interessar
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Atualidades Pampa