Segunda-feira, 09 de Fevereiro de 2026
Por Redação Rádio Pampa | 8 de fevereiro de 2026
Pré-candidato ao Piratini pelo Progressistas, o deputado federal Covatti Filho visitou sábado o Rodeio Internacional de Vacaria, ao lado do também pré-candidato do PL Luciano Zucco, e dos pré-candidatos ao Senado, os deputados federais Marcel van Hatten e Ubiratan Sanderson (PL). Covatti Filho foi enfático ao afirmar que “a gente vai propor para o eleitor nestas eleições, um grande projeto que vai fazer jus a esta aliança que vai ser gigantesca, e vai ser vitoriosa.”
– Nosso compromisso é ter responsabilidade com o dinheiro público. Hoje o nosso estado está numa situação financeira muito crítica. É esse o nosso compromisso com todos vocês. Quero dizer que confiem que estamos no caminho certo,e o caminho certo será o bom para o nosso estado, e o bom para o nosso país”, afirmou o deputado Covatti Filho.
Lula admite ceder vaga de vice por aliança com o MDB
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu pela primeira vez a possibilidade de excluir de sua chapa à reeleição o vice Geraldo Alckmin (PSB), peça central da estratégia petista em 2022 para ampliar as alianças e derrotar Jair Bolsonaro. O movimento ocorre no momento em que o PT busca atrair o MDB para fazer uma dobradinha na corrida ao Palácio do Planalto, informa “O Globo”.
No MDB, cotados para vice de Lula seriam Renan Filho e o governador do Pará, Helder Barbalho
Caso um acordo para uma chapa presidencial entre PT e MDB vingue, os citados para eventualmente ocupar o posto de vice de são Renan Filho e o governador do Pará, Helder Barbalho, informa “O Globo”.
Rifado, Geraldo Alckmin desconversa
Geraldo Alckmin desconversou sobre ser vice-presidente após notícia de que Lula pode “rifá-lo” para acomodar um vice do MDB:
– Há dois tipos de ansiosos na vida: jornalistas e políticos”, diz Alckmin.
GHC leva programa “Agora Tem Especialista” ao Hospital Universitário de Canoas.
O ato da última sexta-feira no Hospital Universitário (HU) de Canoas, dando início às atividades do programa federal Agora Tem Especialista, sinalizou para algo ainda maior. O acordo foi chancelado pelo prefeito de Canoas Airton Souza, e o presidente do GHC (Grupo Hospitalar Conceição) , Gilberto Barrichello. A iniciativa vai garantir a realização de mais de 1,6 mil cirurgias, ampliando o acesso da população a atendimentos especializados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A expansão, que será desenvolvida em parceria com o Grupo Hospitalar Conceição (GHC), contempla especialidades com alta demanda reprimida, como cirurgia geral, vascular, dermatológica, urológica, oftalmológica e ginecológica, contribuindo diretamente para a redução das filas de espera e para a agilidade dos atendimentos.
GHC poderá assumir gestão do HU de Canoas
O Hospital Universitário de Canoas é uma instituição estratégica para o Sistema Único de Saúde, pela sua capilaridade. No auge da sua capacidade, atendia a cerca de 160 municípios. O início das atividades do programa federal Agora Tem Especialista, fez aumentarem as especulações de que o passo seguinte, conforme se comenta na área da saúde, poderá ser a gestão do HU de Canoas pelo GHC, nos moldes como já acontece com o Hospital Bonsucesso no Rio de Janeiro que recebeu um “choque de gestão” do Grupo Hospitalar Conceição com a chancela do Ministério da Saúde, e hoje recebe aplausos da comunidade, pelos excelentes resultados.
Presidente do INSS tornou-se fardo pesado para o governo
O governo Lula estaria considerando pesado demais o fardo do presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, que não conseguiu explicar de forma convincente suas relações com Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master. Mesmo falando mal de Vorcaro, o presidente do INSS permitiu que o Banco Master firmasse com o Instituto contratos consignados celebrados pelo banco. A leitura no governo, é que Gilberto Waller Junior hoje perdeu a confiança dos dois lados do balcão: do governo Lula e dos servidores do INSS, e consideram esse fato perigoso em ano eleitoral. Para o lugar de Waller Junior estaria sendo cogitado um superintendente regional do INSS que tenha boa relação com o publico externo, e com o público interno do Instituto.
Kassab liquida PSDB em São Paulo
O presidente do PSD, Gilberto Kassab, que também é secretário de Governo e Relações Institucionais do estado de São Paulo, anunciou o tiro de misericórdia no PSDB paulista ao confirmar a filiação de seis deputados estaduais tucanos da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Com a mudança, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), que já foi por mais de vinte anos a sigla mais forte do legislativo paulista, passa a ter apenas dois parlamentares, a menor bancada da sua história. Por outro lado, o PSD, que já ocupa quatro cadeiras na Assembleia, passará a ficar com 11.
CPI dos Pedágios colhe depoimentos
A CPI dos Pedágios vai ouvir nesta segunda-feira, os depoimentos do diretor-presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Luis Fernando Pereira Vanacor, do diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), Luciano Faustino da Silva, e do conselheiro do DAER, Luis Roberto Ponte.
Por Flávio Pereira.
Voltar Todas de Flávio Pereira