Terça-feira, 21 de Outubro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 20 de outubro de 2025
O naturalista e apresentador britânico, que completará 100 anos em maio, quebrou o recorde estabelecido no ano passado por Dick Van Dyke, que, aos 98, venceu por sua participação em Days of Our Lives. Attenborough levou o Emmy de “personalidade de destaque em programa diurno — não diário”, por seu trabalho na produção da Netflix Secret Lives of Orangutans (Vidas Secretas dos Orangotangos).
A 52ª edição do Daytime Emmy Awards foi realizada em Pasadena, na Califórnia. Segundo a Associated Press, Attenborough — que superou nomes como Martha Stewart e Anthony Mackie — não compareceu à cerimônia.
Secret Lives of Orangutans, documentário que acompanha uma família multigeracional de primatas em suas vitórias e desafios nas copas das árvores em Sumatra, também venceu nas categorias de melhor equipe de direção em programa diurno de não ficção com câmera única e melhor direção e composição musical.
Attenborough produz documentários desde a década de 1950. Ele é mais conhecido por explorar temas ligados à vida selvagem, ecologia e mudanças climáticas, incluindo a série de 13 episódios Life on Earth, exibida em 1979. Outros trabalhos de destaque incluem o documentário da BBC The Living Planet e a série da Netflix Our Planet, com oito episódios.
O prêmio foi o primeiro Daytime Emmy de Attenborough. Ele já venceu três Primetime Emmys e foi indicado outras doze vezes. A rainha Elizabeth II o nomeou cavaleiro em 1985.
Em entrevista à revista australiana Signature Luxury Travel & Style em 2021, antes de completar 95 anos, Attenborough afirmou que se aposentaria quando o público deixasse de querer ouvi-lo.
“Eu tenho o melhor trabalho do mundo”, disse ele. “Que tempo privilegiado eu tive. As pessoas me trazem imagens maravilhosas de coisas que nunca vimos antes e pedem para que eu escreva uma ou duas frases sobre elas. Melhor do que ficar num canto tricotando.”